Opel Insignia Sports Tourer 2.0 CDTi – Competência germânica

insignia_exterior_openO Insignia venceu o galardão de Carro do Ano 2009 e a carrinha poderia muito bem ganhar igual título. Não será a melhor carrinha do segmento, mas é linda de morrer, espaçosa como poucas e competente como as melhores. Uma escolha a ter em conta.

Sabemos que gostos não se discutem, mas vão nos desculpar assumir que a versão carrinha do Opel Insígnia é verdadeiramente bonita. O equilíbrio de linhas, os pormenores deliciosos e a volumetria verdadeiramente imponente, fazem do Opel Insígnia Sports Tourer uma das carrinhas mais belas do mercado.

Diz o povo que “quem vê caras não vê corações” e como nós gostamos de ver tudo, é importante saber se o Insígnia Sports Tourer é apenas uma cara bonita.

Interior acolhedor

Não vale a pena falar mais do exterior, olhemos então para dentro. Com quase cinco metros de comprimento, é evidente que espaço não falta. Curiosamente, a largura à altura dos ombros não é referencial e o comprimento habitável também não. Mesmo assim, quem viaja atrás tem espaço de sobra para se arrumar e no que toca ao espaço para pernas, os quase 2,8 metros de distância entre eixos fazem milagres.

Na frente não falta espaço e somos envolvidos por um tablier que se prolonga pelo túnel central e pelas portas, dando-nos uma sensação de envolvência muito agradável. E para que nos sintamos ainda melhor, a Opel apostou no bom gosto da decoração. É verdade que temos pela frente uma miríade de botões – e felizmente que a unidade ensaiada não tinha sistema de navegação – mas sentimo-nos bem dentro do Insígia Sports Tourer.

A qualidade de construção é correcta e os materiais também, pese embora alguns plásticos mais rijos em alguns lados e os botões da consola central agarrarem as impressões digitais qual CSI…

Arrumar a tralha também não é problema. Quer dizer, não é no momento de fazer entrar as coisas. Expliquemos. O portão traseiro verdadeiramente grande e inspirado na abertura dos aviões Antonov, deixa à mostra uma bagageira com 540 litros – delicioso o pormenor dos farolins escondidos atrás do portão e que substituem os farolins principais – que facilita fazer entrar tudo e mais alguma coisa. E se precisar rebata os baços e fica com 1530 litros!

O problema é quando temos de ir buscar aquilo que mandámos lá para dentro. No Inverno cuidado com a lama no pára-choques, no Verão atenção às calças claras…

Condução segura

Não vamos falar de nenhuma medida para reduzir a sinistralidade, mas sim da facilidade de condução deste verdadeiro avião – pelo tamanho, claro – que é o Opel Insignia Sports Tourer. Primeiro, a posição de condução facilmente encontrada. Depois a suspensão bem desenhada – com eixo multibraços independente atrás – e controlada, permite que no interior, apesar das jantes de 18 polegadas, não sintamos muito os buracos e lombas. Tudo isto sem que se perca a compostura a elevadas velocidades nem a competência – que, confessamos, perante as dimensões e peso, pensávamos impossível – em traçados mais retorcidos.

Conduzir o Opel Insignia Sports Tourer é um prazer e não ficamos desiludidos quando temos de andar depressa em estradas sinuosas, onde apenas a direcção pouco sensível e comunicativa deixa algo a desejar.

Naquilo que é a obrigação do Insígnia, proporcionar viagens em classe executiva com conforto, silêncio e segurança, o Opel é competente e só o maior ruído do bloco 2.0 CDTi penaliza um pouco o conforto acústico.

Mecânica forte

O bloco de 2.0 litros tecnologicamente evoluído – turbo de geometria variável, quatro válvulas por cilindro, “common rail”, etc., etc. – e a caixa de seis velocidades bem escalonada, permitem que o Opel Insígnia Sports Tourer seja uma carrinha despachada. Os 160 CV e os 350 Nm são suficientes para mexer com algum à vontade os mais de 1600 quilogramas de peso.

Únicos problemas residem no facto dos consumos serem um bocadinho elevados (média alcançada de 8,1 litros por cada 100 quilómetros) nomeadamente quando apertamos o ritmo.

Contas feitas, o Opel Insígnia Sports Tourer destaca-se pela sua imponência, qualidade e comportamento, deixando-nos também satisfeitos com o preço proposto de 38.450 euros, sem extras. Se abusar da lista de opcionais, verá que o valor vai bem para lá dos 40 mil euros. Ainda assim, um valor aceitável que paga uma carrinha muito bonita e que oferece um “status” não negligenciável. E para que tudo seja perfeito, é uma carrinha com bom conforto, bom comportamento e qualidade. Não será a melhor do segmento, mas que é muito boa, lá isso é verdade!

Características técnicas

Motor – 4 cil. 16V; 1956 c.c.; “common rail” c/turbo geometria variável; Potência (CV/rpm) – 160/4000; Binário (Nm/rpm) – 350/1750-2500; Transmissão – Dianteira, caixa manual 6 vel.; Suspensão (fr./tr.) – Independente, McPherson/Independente, multibraços; Travões (fr./tr.) – Discos vent./Discos; Comp./Larg./Alt. (mm) – 4908/1858/1520; Dist. entre eixos (mm) – 2737; Capacidade da mala (lt) – 540 – 1530; Peso (kg) – 1610; Velocidade Máxima (km/h) – 212; Acel. 0-100 km/h (s) – 9,9; Consumo médio (l/100 km) – 6,0; Emissões CO2 (gr/km) – 159 (Categoria D); Preço – 38.450 Euros

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Uma resposta

  1. Preciso trocar impressões com que tenha tido problemas com o opel insignia. Tenho um 2010 que setá na marca – caetano onde fiz sempre as revisões. Parou completamente na autoestrada segundo os mecanicos a cambota colou sem explicação nenhuma. Não conseguem dar-me uma razão e apesar da comparticipação da marca o concertyo ascende aos 3900 €. Estou sem motor e ninguem se responsabiliza embora admitam que não houve má utilização e que a revisão feita à um mês, não indiciava qualquer situação. Como pode ser possivel será que o insignia só dura 150.000Km
    Agradeço troca de informações

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