Peugeot 3008: “crossover” à venda no final de Maio

3008Crossover compacto e volúmico, o Peugeot 3008 é uma oferta inovadora que vem posicionar-se no cruzamento de vários universos automóveis: o dos SUV, o dos monovolumes e o das berlinas. Chega a Portugal no final de Maio.

Pode-se considerar o Peugeot 3008 o produto de um cruzamento de espécies, uma nova síntese automóvel e retirar das suas origens os pontos mais fortes para se afirmar como um veículo de estilo próprio, protector, multiusos e valorizante.

Ao mesmo tempo, a nova proposta da Peugeot apresenta tecnologias inéditas (Dynamic Rolling Control, Grip Control,…) que permitem conjugar prestações por vezes consideradas antagónicas (prazer de condução a bordo de um veículo “alto”, motricidade melhorada, respeito pelo ambiente).

Crossover no interior, modulável e tecnológico

Os passageiros dispõem de um habitáculo amplo, de conforto muito cuidado, no plano da postura, dos bancos, da acústica… Para maior luminosidade e visibilidade, podem beneficiar de um vasto tejadilho em vidro de 1,60 m2.

O interior Multiflex transforma-se à vontade dos utilizadores, graças a um piso de bagageira com três posições e a encostos traseiros escamoteáveis. Com os encostos traseiros rebatidos e com o encosto do banco do passageiro da frente colocado em posição de “prateleira”, o 3008 oferece um piso perfeitamente plano, desde o hobby até ao painel de bordo. Deste modo, o volume de carga atrás dos bancos dianteiros e abaixo da chapeleira passa de 512 l (ou 432 dm3 na norma VDA) para 1.604 l (ou 1.241 dm3 VDA).

Crossover pelas sensações de condução

Graças ao know-how da Peugeot e às tecnologias empregues, o 3008 apresenta qualidades de estradista dignas das melhores berlinas, o que constituía, à partida, um verdadeiro desafio para um veículo “volúmico alto”.

Independentemente da versão, o 3008 oferece um comportamento dinâmico de primeiro nível, sem prejuízo para o conforto dos passageiros.

Apoiadas numa excelente rigidez de carroçaria, as ligações ao solo são compostas por um trem dianteiro pseudo Mac-Pherson e por um trem traseiro de travessa deformável.

Associado às duas motorizações mais performantes (1.6 THP 150 e o novo 2.0 HDi FAP 150), o sistema Dynamic Rolling Control, localizado no trem traseiro, eleva os limites em termos de controlo das oscilações laterais de carroçaria, mantendo o conforto de amortecimento num nível óptimo.

O sistema Grip Control, outra inovação proposta, é composto por uma anti-patinagem sofisticada e por pneus Mud & Snow. Permite a optimização da motricidade das duas rodas dianteiras do 3008 para reais utilizações “off-road”. O condutor dispõe de um botão que lhe permite optar entre cinco modos: Standard, Neve, Todo-o-terreno (Lama / Terra / Erva húmida), Areia e ESP off.

Respeitador do ambiente

A procura da melhor eficácia ambiental constituiu uma preocupação muito importante, até por se tratar de um crossover.

A aerodinâmica foi particularmente trabalhada (Cx de apenas 0,296), foram desenvolvidas soluções para controlar o peso (materiais leves, soldadura laser…) e, na maioria das versões, são montados pneus Michelin de baixa resistência ao rolamento (resultantes da experiência 308).

No coração da eco-eficiência do 3008, os cinco grupos motopropulsores dispõem das tecnologias mais evoluídas do seu mercado, tanto a gasolina (com os 1.6 VTi e THP desenvolvidos em cooperação com o Grupo BMW), como a diesel (com os 1.6 HDi e o novo 2.0 HDi sistematicamente associados a um filtro de partículas). A versão mais ecológica apresenta um consumo controlado de apenas 4,9 l / 100 km e 130 g/km de CO2.

Uma resposta

  1. isto já não devia estar aqui

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: