Civic ganha 5 estrelas EuroNCAP 2009

civic_carshtest_webO Honda Civic foi reavaliado e reclassificado como um dos automóveis mais seguros da Europa, de acordo com os resultados dos novos testes de colisão independentes da Euro NCAP.

A Euro NCAP desenvolveu um novo esquema de classificação que se centra na performance geral do veículo em termos de segurança e que resulta num único resultado mais fácil de entender. Este novo sistema considera a protecção dos ocupantes em termos de impactos frontais, laterais, contra postes, bem como impactos traseiros, para além da protecção das crianças e dos peões e, ainda, a disponibilidade de sistemas de assistência à condução. O Honda Civic recebeu a classificação máxima de 5 estrelas, com um excelente resultado geral de 77%.

O novo esquema de classificação, introduzido em Fevereiro de 2009 veio substituir o sistema antigo. Agora, é usado um resultado ponderado, que combina diversos aspectos de segurança de um automóvel: a avaliação da protecção dos adultos (50%), das crianças (20%) e dos peões (20%) com a disponibilidade de dispositivos assistência à segurança (10%). Para se obter uma classificação de 5 estrelas, é necessário alcançar um resultado mínimo geral de 70%. Para se qualificar para a inclusão, é necessário ter instalados de origem dispositivos de assistência à segurança (VSA para a Honda), em 85% da gama 2009 para a UE a 27.

A nova classificação da EuroNCAP reflecte o compromisso da Honda para com temática da segurança dos veículos e vem no seguimento do resultado de 5 estrelas também alcançado pelo novo Honda Accord. A Honda sempre se empenhou na construção de veículos seguros, tanto para os passageiros, como para os peões.

Este novo sistema de classificação vem complementar os testes de segurança internos já há muito realizados pela Honda e que procuram melhorar a segurança em situações de utilização real. As instalações da Honda para testes de colisão entre automóveis situadas em Tochigi permitem aos técnicos analisar as consequências dos impactos envolvendo modelos de diferentes tamanhos e pesos, levando ao desenvolvimento de soluções para amenizar os ferimentos de ambos os lados.

A segurança no Honda Civic

Todas as versões estão equipadas com ABS e, para uma performance optimizada, com distribuição electrónica da travagem (EBD – Electronic Brake Force Distribution) para se obter níveis máximos de travagem e de estabilidade. Também possui, em toda a gama, o sistema de Estabilidade Assistida do Veículo (VSA), concebido para auxiliar o condutor a manter o controlo ao curvar, ao acelerar e em manobras súbitas, através da aplicação de força de travagem às rodas direitas ou esquerdas, conforme necessário, para além da gestão dos sistemas do acelerador e dos travões.

A segurança passiva sempre foi de extrema importância para a Honda e o novo Civic possui um inovador sistema avisador dos cintos de segurança traseiros. O sistema interpreta o abrir e o fechar das portas traseiras e mostra o aviso de cinto de segurança traseiro no painel de instrumentos multi-informações. A unidade SRS determina então o estado de cada fecho do cinto de segurança e envia a informação para o mostrador (mostrando a não utilização de cintos de segurança, ou a utilização de um, dois ou três). Prestou-se especial atenção a ambos os ocupantes dos bancos dianteiros estando ambos os bancos equipados com pré-tensores duplos.

Os encostos de cabeça activos desempenham um papel vital contra as lesões cervicais em caso de acidente, com o Civic a obter uma classificação excelente no estudo independente sobre os efeitos dos impactos no pescoço efectuado pelo Instituto Thatcham.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: