24 Horas Le Mans (18ª hora) – Peugeot sobrevive à noite de Le Mans

lemans_peugeot8_web_openO período onde os problemas surgem sem se fazerem notar e onde há maiores probabilidades dos erros pelo cansaço serem mais penalizadores, foi ultrapassado pelos Peugeot e pelo único Audi ainda em luta pela vitória sem grandes problemas. O carro nº9 de Marc Gene, Alex Wurz e David Brabham manteve-se no comando com a mesma margem de 1 volta sobre o nº8 de Stephane Sarrazin, Franck Montagny e Sebastien Bordais e agora três voltas sobre o Audi R15 TDI de Rinaldo Capello, Tom Kristensen, Alan McNish.

Mas nas últimas seis horas, muitas outras coisas aconteceram. Primeiro a penalização imposta ao Aston Martin 009 de Peter Kox e Harold Premat e Stuart Hall. Após os muitos problemas com a mecânica e a aerodinâmica, um incidente que colocou fora de pista um Radical à entrada da recta da meta quando Stuart Hall estava ao volante, a organização da prova impôs a desclassificação do piloto, deixando Kox e Premat sozinhos. O acumular de voltas e o cansaço acabou por colocar o carro fora de prova devido a um forte despiste já de manhã.

Violento foi o acidente de Benoit Treluyer ao volante do Peugeot 908 HDI FAP da Pescarolo Competition. Nas curvas de La Chapelle o piloto perdeu o controlo do carro e destruiu, literalmente, o 908 tendo estado dentro do carro quase 10 minutos até ser retirado. Apesar do impacto e do nível de destruição do carro (a coque foi afectada na lateral) o piloto não sofreu mais que uma forte comoção.

Entretanto, nova penalização para um Aston Martin, no caso o 008 de Jos Verstappen, Daren Turner e Anthony Davidson. Um toque violento no Corvette da Luc Alphand Adventure na altura pilotado por Patrice Goueslard, acabou com a corrida do carro 72 e por isso a organização impôs uma paragem à saída das boxes de 4 minutos com o motor parado.

Muitos outros incidentes foram acontecendo, embora na frente a Peugeot foi dominando a corrida, provando-se que a Audi não tinha resposta para o renovado 908 HDI FAP e que as 12 Horas de Sebring não foram o melhor ensaio para a prova rainha. E se no campo da Peugeot o carro nº7 voltou a ser crucificado por problemas – fundo plano, suspensões dianteiras, aquecimento, etc. – os carros 9 e 8 rodaram com grande eficácia e com todos os problemas normais resolvidos sem grandes complicações, no lado da Audi tudo foi diferente. O carro nº2 despistou-se violentamente e abandonou e o nº3 atrasou-se bastante com muitos problemas mecânicos. No carro nº1, Tom Kristensen não foi o “Joker” esperado e apesar do muito tempo que o “Sr Le Mans” e Allan McNish estiveram no carro, a verdade é que o R15 TDI não tem até agora andamento para os Peugeot e caso estes não tenham problemas será difícil alguém retirar-lhe a vitória.

Na categoria LMP2, os Porsche RS Spyder dominam de forma insolente, com o Team Essex à porta do Top 10, enquanto que na LMGT1 a Corvette faz exactamente o mesmo com o carro 63 de Johnny O’Connell, Jan Magnussen e António Garcia. Finalmente, no LMGT2 a lidetança estava com o Ferrari F430 GT da Risi Competizione de Jaime Melo, Pierre Kaffer e Mika Salo.

Quanto aos portugueses, apenas Pedro Lamy (em 7º) e João Barbosa (9º lugar) estão em prova, pois o Oreca de Tiago Monteiro não resistiu a quatro fortes pancadas de Stephane Ortelli e Bruno Senna (este 3 vezes!), depois de Paes do mAmaral ter abandonado muito cedo.

Apesar da dureza da prova, apenas sete carros abandonaram até agora, tendo o Peugeot 908 HDI FAP de Nicolas Minassian, Pedro Lamy e Christian Klien a volta mais rápida da corrida com 3m24,628s. A previsão metereológica mudou, entretanto, com a previsão de chuva para as 10 horas da manhã.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: