GP Inglaterra – RedBull deu asas a Vettel

BRITISH GRAND PRIX F1/2009 -  SILVERSTONE 20/06/2009Profundamente remodelados, os Red Bull-Renault estiveram verdadeiramente imparáveis em Silverstone. Um domínio avassalador que colocou Sebastien Vettel no lugar mais alto do pódio e o seu colega de equipa Mark Webber no segundo lugar, uma dobradinha espantosa porque conquistada ao volante de carros mais pesados à partida que os seus adversários e com um ritmo superior a 1 segundo por volta mais rápido que todos os outros.

As indicações dos treinos foram claras, com Vettel a alcançar a “pole-position” de forma fácil, deixando atrás de si Barrichello e o seu colega de equipa Mark Webber. Com uma primeira parte de corrida alucinantemente rápida onde colocou a volta mais rápida no segundo 20, Sebastien Vettel dominou de fio a pavio, mostrando que as alterações feitas por Adrian Newey foram certeiras. Nomeadamente, a frente em bico de pato com as câmaras de televisão integradas e com função aerodinâmica e a asa traseira menos fechada, além do inevitável extractor duplo.

Mark Webber voltou a terminar no segundo lugar, longe do seu colega de equipa, mas mostrando rapidez e solidez. Uma classificação que lhe permitiu subir na classificação do Mundial.

Em sentido totalmente inverso estiveram os Brawn-Mercedes. Pese embora Rubens Barrichello tenha terminado no terceiro lugar, a verdade é que o brasileiro ficou muito longe dos primeiros (mais de 40 segundos) e numa corrida onde não tinha Jenson Button à sua frente, acabou derrotado pelos Red Bull. O líder do campeonato sofreu a bom sofrer e depois de ter saído dos treinos apenas em 6º, lutou a corrida toda para se manter nos pontos. Apenas no derradeiro fôlego e já com pneus macios, Button atacou Nico Rosberg e Filipe Massa na busca de ganhar mais alguns pontos.

Uma luta espectacular, mas que terminou como começou, ou seja, Jenson Button ficou com o sexto lugar, Nico Rosberg foi quinto e Filipe Massa, depois de uns treinos horríveis onde se classificou apenas em 11º lugar, com uma correcta estratégia de paragens, terminou no quarto lugar. Um bom resultado para a Ferrari que continua a tentar chegar aos primeiros lugares.

Dentro dos pontos ficaram Jarno Trulli com o Toyota a ficar aquém do que se esperava, terminando o Ferrari de Kimi Raikkonen no último lugar pontuável.

Destaques pela positiva para o óptimo 10º lugar de Giancarlo Fisichella, batendo claramente o seu colega de equipa Adrian Sutil, pela negativa para as equipas Mclaren e BMW-Sauber. Lewis Hamilton foi 16º e correu a consolar-se nos braços de Nicole Scherzinger, Heikki Kovalainen foi abalroado por Sebastien Bourdais e terminou mais cedo, enquanto na BMW nem Heidlfeld nem Kubica fizeram melhor que ficar em 15º e 13º, respectivamente. Novidade também Fernando Alonso ter terminado atrás de Nelson Piquet Jr. (12 e 14 lugares, respectivamente) em mais uma corrida decepcionante para a Renault.

No final, Sebastien Vettel comentando a sua prova e a primeira vitória sem ser à chuva, referiu que “nunca é fácil vencer. Este circuito é excelente e tendo um carro fantástico, a partida assumiu grande importância. No primeiro turno ataquei o mais possível e o carro respondeu e partir dai as coisas foram mais simples. O segundo turno foi mais difícil, com muita gente para ultrapassar e todos estavam em luta pelo que tive que ter muito cuidado. A parte final foi apenas para controlar o Mark e ai sim, as coisas foram mais simples. Estamos no bom caminho e apesar desta ser a segunda vez que estou aqui, estou muito feliz e agradeço a todos os espectadores, pois foram fantásticos. É quase irreal que venci, cumpri um sonho antigo.”

Quanto a Mark Webber, referiu que “perdi as possibilidades de vitória nos treinos ao ficar em terceiro. Tive de recuperar e ultrapassar o Rubens e como no segundo turno apanhei muito tráfego. Com o Sebastien já muito longe, preferi levar o carro até final e conseguir um resultado de conjunto excelente para a Red Bull e para o duro trabalho que têm feito para nos dar o melhor carro.”

No terceiro lugar, Rubens Barrichello lembrou que “nos treinos ficamos com a certeza que o terceiro lugar seria o que poderíamos alcançar. Sofri muito no penúltimo turno de condução, com os pneus. Agradeço, também aos médicos e aos fisioterapeutas que resolveram as enormes dores de costas de que padeci durante o final de semana. Tinha como objectivo reduzir a diferença para o Jenson e isso acabou por ser alcançado.”

Curiosamente, tanto Vettel como Webber destacaram a excelência do traçado de Silverstone, com o australiano a dizer mesmo que “esta é uma das melhores pistas para andar com um Fórmula 1, com um encadeado de curvas rápidas técnicas e exigentes. Um circuito que é bem melhor que muitos dos novos que entretanto foram apresentados nos últimos anos.” Uma verdadeira “farpa” em Ecclestone que quer acabar com as corridas no traçado onde a Fórmula 1 começou. Mas como o Mundial parece que não vai voltar a ser o mesmo pode ser que Silvertone esteja de regresso para o ano.

Classificação final

1º Sebastien Vettel (RedBull-Renault), 2º Mark Webber (Red Bull-Renault), 3º Rubens Barrichello (Brawn-Mercedes), 4º Filipe Massa (Ferrari), 5º Nico Rosberg (Williams-Toyota); 6º Jenson Button (Brawn-Mercedes), 7º Jarno Trulli (Toyota), 8º Kimi Raikkonen (Ferrari); etc.

Mundial de Pilotos

1º Jenson Button, 64 pts; 2º Rubens Barrichello, 41 pts; 3º Sebastien Vettel, 39 pts; 4º Mark Webber, 35,5 pts; 5º Jarno Trulli, 21,5 pts; 6º Filipe Massa, 16 pts; 7º Nico Rosberg, 15,5; 8º Timo Glock, 13 pts; etc.

Mundial de Construtores

1º Brawn GP, 105 pts; 2º Red Bull, 74,5 pts; 3º Toyota, 34,5 pts; 4º Ferrari, 26 pts; 5º Williams, 15,5 pts; 6º McLaren, 13 pts; 7º Renault, 11 pts; 8º BMW Sauber, 8 pts; 9º Toto Rosso, 5 pts.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: