Novo patrão da Toyota prevê mais dois anos difíceis

toyodaRecentemente empossado como presidente da Toyota, Akio Toyota chega numa altura em que a Toyoya registou as primeiras perdas após anos a fio de lucros assombrosos. Em 2008, o grupo registou 4,8 mil milhões de dólares de prejuízo e já anunciou que neste ano fiscal que terminará em Março de 2010 ficará para lá dos 7 mil milhões de dólares, embora todos os observadores indiquem um recuo de “apenas” 4 mil milhões.

Face à expectativa de dois anos consecutivos de prejuízos, Toyota já afirmou que quer “fazer regressar a grande empresa do seu avô aos lucros, voltando a concentrar-se naquilo que é o mais importante.”

Para já não haverá fecho de fábricas nem sequer uma massiva redução dos efectivos, mas sim novos projectos e aposta forte nas novas energias. Exemplo disso mesmo é o facto de no Japão o novo Prius ter recebido 180 mil encomendas. Verdadeiro oásis nas contas da Toyota, pois nos Estados Unidos, o maior mercado e o mais rentável, a quebra foi de 38 por cento, no Japão a quota de mercado caiu 1,3 por cento e em termos de produção caiu 38 por cento para 501 685 veículos. Por isso, o trabalho de Toyoda e da sua equipa é, claramente, “evitar três anos consecutivos de prejuízos!”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: