Toyota Avensis SW 2.0 D4D – Grande carrinha!

avensisopenGenerosa no espaço, grande na bagageira e no conforto, a Avensis SW D4D acaba por justificar o adjectivo que lhe colámos como poderá perceber neste ensaio CAR BLOG.

A carrinha Avensis já era grande e continua a ser grande nesta nova geração. Mudanças foram muitas, com destaque para o estilo agressivo e a oferta de várias versões do excelente motor D4D. Mas há mais.

Interior espaçoso

A caminho dos 5 metros de comprimento, a Toyota Avensis SW é imponente. E a frente ajuda bastante com um estilo pouco consensual onde dominam os enormes faróis que rasgam os guarda-lamas. O resto do corpo desta Avensis assemelha-se muito ao anterior modelo, com retoques aqui e ali.

Lá dentro espaço é coisa que não falta, ainda para mais quando o Avensis não tem túnel central. Ora assim é fácil para os passageiros traseiros arrumarem as pernas. O espaço à altura dos cotovelos também é bom e permite viagens sem problemas.

Atrás dos bancos traseiros está um verdadeiro “buraco” com mais de 540 litros que pode chegar, com o rebatimento dos bancos traseiros, chega aos 1609 litros! Uma bagageira que honra a natural vocação familiar da Avensis SW e que está revestida por um tapete de borracha muito útil.

Conforto é coisa que também não falta, apesar da nova Avensis ser menos suave que a anterior devido à taragem mais dura da suspensão com ganhos evidentes em termos de comportamento.

Inflexão surge na qualidade. Obviamente que há muita qualidade dentro do Avensis SW, mas a Toyota seguiu o caminho encetado com o Auris ao diminuir a qualidade dos materiais não corrompendo a excelente montagem. O Avensis SW não deixou de ser um carro com qualidade, mas agora num nível inferior.

O equipamento é muito completo para um modelo englobado no segmento M, cada vez mais o segmento das carrinhas e onde a concorrência é forte e bem apetrechada.

Motor agradável

Das várias versões do excelente motor D4D, escolhemos a versão de dois litros com 126 CV, não só porque nos parece a mais equilibrada e também aquela que melhor relação preço/equipamento/desempenho oferece. É verdade que em termos de desempenho o Avensis 2.0 D4D, num primeiro olhar às características técnicas, não será brilhante. Porém, levado para a estrada a verdade é que se defende muito bem com uma aceleração 0-100 kmh em menos de 11 segundos, com uma recuperação da aceleração excelente graças ao bom valor de binário distribuído por uma larga faixa de rotações.

Grande vantagem deste motor menos poderoso que as restantes versões disponíveis reside nos consumos. Num dado percurso, realizámos médias inferior aos 6 litros de gasóleo e nunca os valores subiram para lá dos 7,6 litros. Com algum jeito é mesmo possível aproximarmo-nos da média apurada pela Toyota de 5,4 litros. Não chegamos lá, mas conseguimos 5,8 litros.

Finalmente, dizer que com um valor de emissões de 140 gr/km de CO2, o Avensis SW 2.0 D4D entra no programa de incentivo ao abate de veículos com mais de 15 anos e que a garantia é de 5 anos.

Bom comportamento

Com uma suspensão mais dura que controla melhor os movimentos da carroçaria e uma traseira que ajuda mais à inserção em curva, o Toyota Avensis SW é uma carrinha muito agradável de conduzir. Alem destes melhoramentos, foram introduzidos um novo ESP mais colaborante e travões que mostram maior potência e estabilidade. A direcção continua a ser um pouco vaga em termos de sensibilidade, embora seja precisa em termos de acção.

Tudo isto se conjuga para fazer do Avensis SW uma carrinha com um excelente comportamento, que agora reage muito melhor às transferências de massas que anteriormente e que dá confiança ao condutor.

Com um valor abaixo dos 40 mil euros e um equipamento completo, o Toyota Avensis SW 2.0 D4D é uma das melhores propostas do segmento. É um automóvel muito completo, com um bom índice em termos de economia de combustível o que o torna muito apetecível. Nós gostamos e recomendamos!

Características técnicas

Motor – 4 cil. 16V; 1246 c.c.; “common rail” c/turbo de geometria variável e intercooler; Potência (CV/rpm) – 126/3600; Binário (Nm/rpm) – 310/1800-2400; Transmissão – Dianteira, caixa manual 6 vel.; Suspensão (fr./tr.) – Independente, McPherson/Triângulos sobrepostos; Travões (fr./tr.) – Discos vent./Discos; Comp./Larg./Alt. (mm) – 4765/1810/1480; Dist. entre eixos (mm) – 2700; Capacidade da mala (lt) – 543 – 1609; Peso (kg) – 1635; Velocidade Máxima (km/h) – 200; Acel. 0-100 km/h (s) – 10,0; Consumo médio (l/100 km) – 5,4; Emissões CO2 (gr/km) – 140 (Categoria B); Preço – 37.850 Euros

3 Respostas

  1. Sem dúvida uma boa carrinha.
    Dentro do segmento é a melhor em fiabilidade e custos de manutenção

  2. Tenho uma Avensis SW de 126 cv Luxury, e posso dizer, FANTÁSTICA, quem tiver a oportunidade e obter uma nem pense duas vezes, pois esta é brutal, diria mesmo 5 Estrelas

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: