Audi A5 Sportback– O melhor de três mundos

A5090047Após ter mostrado a traseira do A5 Sportback e um vídeo onde Wolfgang Egger, responsável pelo estilo do modelo, surgia a desenhá-lo – e que o CAR BLOG ofereceu aos seus leitores – chegou a vez da Audi libertar as primeiras fotos e toda a informação do novo modelo.

Para o construtor de Ingolstadt, este é um automóvel que estreia um conceito de veículo unindo na sua traseira atípica mas elegante vários géneros de automóvel. Diz a Audi que no A5 Sportback estão em fusão a elegância e emoção de um coupé (e como o A5 é lindo meu deus!), o conforto de uma berlina e a praticabilidade de uma carrinha.

Como é que a Audi faz este aparente milagre? Bom, primeiro o A5 Sportback é mais baixo que um A4 Avant (36 mm), tem uma frente curta como o coupé A5, uma longa distância entre eixos (2,81 metros) que confere boa habitabilidade, vias largas (1590 mm e 1575 mm, respectivamente à frente e atrás) e calçadas de série com pneus e jantes de 17 polegadas e portas com vidros sem moldura. Vá lá, uma réplica Audi ao CLS da Mercedes… O A5 Sportback tem 4,71 metros de comprimento, 1,85 metros de largura e uma altura de 1,39 metros.

Lá dentro o interior é espaçoso oferecendo um grande conforto nos… quatro lugares e uma bagageira que é suficiente para… quatro irem passar umas férias. São 480 litros que quase igualam a capacidade da mala do Audi A4 Avant e que podem ser esticados até aos 980 litros com o rebatimento dos bancos traseiros.

Em termos mecânicos, o Audi A5 Sportback utiliza exclusivamente motores de injecção directa gsolina e diesel (FSI para os primeiros, TDI para os segundos) que cumprem já as normas Euro5 anti-poluição. Novidade é quem todas as versões disponibilizam recuperadores da energia da travagem e desaceleração acumulando-a temporariamente na bateria.

Com chegada ao mercado prevista para Setembro, o A5 Sportback (que se torna assim no terceiro elemento da gama A5, depois do Coupé e do Cabriolet) terá uma escolha inicial de seis motores. Os primeiros três são unidades a gasolina com 2.0 litros TFSI em duas versões de potência (180 e 211 CV) e o 3.2 V6 TFSI com 265 CV. No lado diesel, serão propostos os TDI com 2.0 litros de cilindrada e 170 CV, o 2.7 TDI de 190 CV e o 3.0 TDI com 240 CV. Mais tarde surgirá um 2.0 TDI com 143 CV.

Em termos de desempenho, o 2.0 TDI necessita de apenas 5,2 litros de gasóleo por cada 100 quilómetros com emissões de CO2 de 137 gr/km, alcança os 228 km/h e cumpre o exercício dos 0-100 km/h em 8,7 segundos.

O sistema de tracção integral Quattro será de série nos motores a gasolina e nos diesel mais potentes, ficando os bloco 2.0 e 2.7 TDI com tracção apenas às rodas da frente. Estes, porém, juntamente com o 2.0 TFSI de 180 CV recebem de série um novo ESP com um diferencial autoblocante dianteiro de comando electrónico.

O A5 Sportback pode estar equipado com o Audi Drive Select. Este pacote de tecnologia junta a caixa de sete velocidades S-Tronic, a direcção assistida variável (de série a partir dos 190 CV) e três opções diferentes: diferencial desportivo, controlo adaptativo dos amortecedores ou a direcção activa. Claro está que os modelos menos potentes possuem caixas de seis velocidades manuais, podendo o cliente optar pela caixa Multitronic.

A qualidade da construção e dos materiais iguala os parâmetros habituais na Audi, num modelo que vai tentar impor a sua lei num segmento povoado e onde são algumas as opções disponíveis.

Até final deste ano chegará a Portugal. Quanto a preços nada se sabe, mas na Alemanha o A5 Sportback 2.0 TDI custa 36 mil euros e o A5 Sportback 3.0 TDI, 48 mil euros. Ora não será difícil adivinhar que o mais barato andará em torno dos 50 mil euros e o mais caro lá para os 75 mil. Será?

Uma resposta

  1. […] seus leitores – chegou a vez da Audi libertar as primeiras fotos e toda … fique por dentro clique aqui. Fonte: […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: