Mercedes G celebra 30 anos

G-KlasseEm 1979, a Mercedes-Benz apresentou ao público um robusto veículo para o todo-o-terreno, tendo comercializado desde essa data cerca de 200 mil unidades a nível mundial. É o modelo de produção em s+érie mais antigo do Mundo!

As linhas deste modelo têm sido mantidas ao longo dos últimos 30 anos, bem como a tecnologia que assegurou a este todo-o-terreno um estatuto de culto no mundo automóvel, tornando-o num dos mais cobiçados veículos no mercado.

Com uma produção contínua ao longo de 30 anos, o “G” é o veículo automóvel de produção em série mais antigo nos 120 anos de história da Mercedes-Benz. As constantes actualizações no Classe G têm adaptado este modelo às mais recentes inovações tecnológicas, assegurando uma condução ao mais alto nível, graças à combinação de uma tracção integral permanente, sistema electrónico de controlo da tracção 4ETS, ESP®, caixa de velocidades “low-range” e selecção de três bloqueios de diferencial. O Classe G encontra-se assim preparado para qualquer desafio fora de estrada, demonstrando ao mesmo tempo um comportamento extremamente fiável em estrada.

História começou em 1972

O desenvolvimento de um veículo especialmente adaptado para o todo-o-terreno começou em 1972, com um acordo de cooperação entre a Daimler-Benz e a Steyr-Daimler-Puche em Graz, Áustria. A produção em série e a construção das primeiras unidades arrancou em 1975, onde ainda continua a linha de montagem manual do Classe G.

Na Primavera de 1979 estavam disponíveis quatro motores, com potências que variavam entre os 72 cv e os 150 cv, quer na versão cabrio, quer no modelo station com curta ou longa distância entre eixos. Após vários facelifts e inovações nos primeiros dez anos, registou-se uma significativa evolução em 1989, com o aumento da família “G”. Além da revisão do modelo de origem, com a designação interna 460, a gama foi alargada com a série 463. A tracção integral permanente, os bloqueios do diferencial à frente e atrás e um diferencial inter-axle totalmente blocante, marcaram uma nova era em termos tecnológicos.

O interior também foi redesenhado, agora com novos elementos de conforto, novos bancos, body panels interiores, novo tablier e aplicações em madeira exótica. Desde 2001 que o Classe G dispõe de um comportamento de estabilidade ímpar, graças ao sistema de tracção e de travagem ESP®, 4ETS e Brake Assist.

A gama da actual Classe G

A actual gama está disponível com três variantes de carroçaria (station com curta ou longa distância entre eixos e cabrio), que podem ser combinadas, quer com o motor V6 CDI, com 224 cv e 540 Nm, quer com o potente V8 a gasolina, de 5,5l de cilindrada, 388 cv de potência e 530 Nm de binário. O modelo topo de gama, o G 55 AMG, disponível apenas como station de quatro portas e está equipado com um motor V8 sobrealimentado, debitando 507 cv e disponibilizando um binário máximo de 700 Nm.

Classe G EDITION30 e Classe G EDITION30.PUR

O facto do Classe G ter sido concebido para operar nos terrenos mais difíceis está patente na edição especial EDITION30.PUR, baseado no G 280 CDI da série G 461. Este modelo, disponível na versão station, foi desenvolvido para homenagear a primeira geração do “G”, tendo sido optimizado para vencer os mais duros percursos fora de estrada. É por isso o automóvel de sonho para fans do todo-o-terreno, bem como para aqueles que procuram um veículo fora do comum e capacidade de percorrer qualquer caminho.

Com o Pack Off-road 1″ ou Pack Off-road 2″, o G EDITION30.PUR pode, por exemplo, ser equipado com pneus na dimensão 265/75 R 16 em jantes em alumínio, revestimentos flexíveis das cavas das rodas, grelhas de protecção nos faróis e farolins, capot walk-on, gancho de reboque à frente e porta de dois batentes na traseira. No interior estão disponíveis quatro bancos individuais, cobertura do chão em borracha, comandos com protecção anti-spray e aberturas de drenagem nas cavidades.

Destaque também para o compartimento de carga revestido a madeira, as cintas e calhas de fixação, assim como o aquecimento auxiliar e o ar condicionado de ajuste manual, de modo a corresponder a qualquer situação climatérica. Em Portugal, o EDITION30.PUR encontra-se disponível para encomenda a partir de 103.640€.

Com a edição especial EDITION30, baseado na série G 463, a Mercedes-Benz demonstra as qualidades do Classe G em termos de conforto e prestígio. Exteriormente, o G 500 sobressai pela pintura designo preto platinum, jantes especiais em liga leve e logótipo EDITION30 nos guarda-lamas dianteiros. O interior deste modelo impressiona pelo equipamento em pele designo e aplicações em madeira de álamo antracite. Esta edição especial, disponível apenas no Classe G 500 Station longo, é proposta por 145.900€.

Uma resposta

  1. Pretendo comprar um motor para um Mercedes G. Ou um 230 a gasolina, ou um 300 TD.
    rui.morato@gmail.com
    Obrigado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: