BMW M3 GTS – desportivo (ainda mais…) radical

P90053703Se o M3 já era um carro absolutamente desportivo e que, já o escrevemos e dissemos, é o único que nos pode tirar a vontade de ter um Porsche, a nova versão construída praticamente à mão pelos artesãos da BMW M GmbH, é um automóvel impressionante e congrega no seu aspecto musculado e nas suas características surpreendentes tudo aquilo que os amantes de carros desportivos gostam. E ainda por cima o carro é giro!

Perpetuando o hábito de oferecer versões muito especiais dos M3 (M3 Evo na versão E30, M3 CSL e muitos outros) a marca bávara decidiu criar um carro radical com orientação para as provas em circuito homologado para andar na estrada. É assim um carro pronto para os “Track Days” em Portugal ou para as corridas “Clubsport” que no nosso país não existem. Quer sto dizer que é possível ir fazer corridas no carro que nos vai levar ao circuito…

P90053702Redução de peso, elementos aerodinâmicos ajustáveis, aumento da cilindrada e da potência do magnífico V8, novas afinações para as suspensões com ajuda da tecnologia oriunda da competição, bancos de competição com cintos de seis apoios e um “roll-bar” integrado na estrutura a partir do pilar B para trás. Espectacular!

O peso total fica abaixo dos 1500 quilogramas e para isso a BMW M GmbH deitou mão ao carbono para o tejadilho (já usado na versão M3 Coupé) forros das portas (forradas a Alcântara) e consola central e o titânio para as panelas de escape, além da remoção dos bancos traseiros, dos revestimentos insonorizantes, do ar condicionado automático e do sistema de som. Existe um sistema de extinção de fogo e um corta corrente. Tudo como nas corridas.

Quanto ao motor V8, viu a cilindrada crescer até aos 4,4 litros, debitando agora 450 CV. O conceito de motor rotativo dá a este bloco um som maravilhoso e uma utilização alargada graças a vários truques oriundos da competição e também pela adopção de cárter seco.

A caixa de velocidades é a M DKG Drivelogic de sete relações, uma unidade de dupla embraiagem que foi adaptada para a maior potência e binário disponíveis e agora com ainda maior rapidez na troca de mudanças.

A suspensão é a mesma do M3 Coupé, mas atrás recebeu casquilhos rígidos em teflon, como num carro de competição, e os amortecedores e molas receberam taragens mais duras e adaptadas à competição. Na travagem, a BMW recorreu a maxilas de seis pistões à frente e quatro pistões atrás que mordem discos enormes escondidos atrás de jantes de 19 polegadas com diferentes dimensões à frente e atrás.

Finalmente, o M3 GTS recebe uma aerodinâmica revista, com uma entrada de ar dinâmica à frente e um difusor que leva o ar para trás, onde uma asa traseira regulável cola a traseira ao asfalto. Registe-se que esta asa traseira e o difusor dianteiros além de reguláveis são muito semelhantes aos usados nos 320si do WTCC e do PTCC.

A data de comercializaçao e os preços ainda estão no segredo dos deuses, mas quanto ao valor final não devará andar longe dos 130 mil euros.

P90053704

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: