BMW Série 5: novo passo em frente

Abertas as hostilidades pela Mercedes com o lançamento do Classe E, segue-se agora a BMW que criou alguma aura de mistério com o novo Série 5. A marca bávara continua o recuo no vanguardismo do estilo e com o Série 5, fecha o ciclo Chris Bangle com uma réplica à escala do magnífico Série 7.

No capítulo da estética, o Série 5 poucas surpresas exibe, pois conta com um capot longo e um a traseira mais curta, rodas encostadas aos cantos da carroçaria e por isso mesmo uma longa distância entre eixos, a maior da categoria. A traseira será o ponto menos conseguido, pois é demasiado banal e facilmente confundido com um série 3. Na frente, lá está o duplo rim a fazer de grelha, com a particularidade de como sucede com o 5 GT, estar inclinada para diante. A linha do tejadilho mostra-se tensa e bem integrada na silhueta quase tradicional do novo Série 5.

No interior, o tema BMW está presente em todos os detalhes e o estilo é muito semelhante ao que podemos ver em qualquer outro modelo da marca alemã. Tem pelo menos a virtude de nos dar rotinas pois quem entre num E30 dos anos 80, entra num Série 5 e sente-se em casa…

Outra preocupação da BMW com o novo Série 5 reside na defesa do ambiente e nesse aspecto, o novo modelo mostra-se competente: todos os motores cumprem as normas Euro5 e o 530d com a opcional tecnologia BluePerformance satisfaz as exigências da futura norma Euro6. Para isso, a BMW recorreu a uma tecnologia inteligente de construção ligeira aplicando alumínio no berço do motor, guarda lamas e portas.

No capítulo das motorizações, a gama 5 irá surgir em Março de 2010 com um mV8, três seis cilindros e dois seis cilindros diesel. O 550i está equipado com o V8 duplo turbo com 407 CV, seguindo-se o 535i com o seis cilindros também com dupla sobrealimentação e 306 CV, ficando o seis cilindros atmosféricos do 528i e 523i com, respectivamente, 258 e 204 CV. No lado dos turbodiesel, o 530d recorre ao conhecido seis cilindros com 245 CV, enquanto o 525d possui 204 CV.

No futuro próximo, a BMW irá lançar o 520d com motor de 4 cilindros que passará a ter 184 CV, equipado com o sistema “Stop&Start” que assim permitirá consumos de 5 litros/100 km e emissões de CO2 de 132 gr/km! Outra novidade é a caixa de velocidades com 8 relações, de série no 550i.

O BMW Série 5 possui um conjunto de suspensões avançado com duplo braço sobreposto à frente e eixo integral em V independente multibraços atrás, o que lhe confere um comportamento excelente, ajudado pela direcção assistida eléctrica (EPS) com sistema Servotonic, de série pela primeira vez no Série 5. A direcção assistida activa inclui direccionalidade no eixo traseiro com um máximo de 2,5 graus. O sistema BMW Dynamic Driver Control, disponível com o pack Sports Automatic, Dynamic Damper Control e o Integral Active Steering Control, permite alterar e personalizar todas afinações do carro.

O uso de aço de elevada dureza aumentou a rigidez do chassis em 55 por cento e relação ao anterior modelo, permitindo ao mesmo tempo optimizar o peso geral do veículo.

Grande segurança – com profusão de airbags e de sistemas de protecção – habitabilidade generosa, completas soluções telemáticas e equipamentos que aproximam ainda mais o Série 5 do mais luxuoso Série 7.

Veja aqui em primeira mão as fotos do novo Série 5 e as primeiras imagens da nova berlina da marca alemã.

 

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