BMW Z4 sDrive 3.0i Auto- Descafeinado excitante

Parece contra-senso um descafeinado excitar, mas depois de termos ensaiado aqui no CAR BLOG o Z4 sDrive35i, a verdade é que a versão de 3.0 litros do belo roadster da BMW perde explosividade continuando porém a ser excitante.

O BMW Z4 é um carro que desperta em nós sentimentos estranhos, nomeadamente o desejo incontrolável de desafiar os percursos mais tortuosos e fazer quilómetros atrás de quilómetros de capota aberta independentemente da meteorologia. E depois de termos ensaiado o Z4 sDrive35i, esse sentimento ficou latente até voltarmos a colocar as mãos em outro Z4, nesta caso o “descafeinado” sDrive30i. Invadidos por essa estranha vontade de andar em vias sinuosas de cabelos ao vento com um frio e rachar, pegámos no roadster e… reparámos na falta de uma série de coisas.

Este Z4 não tem caixa sequencial DKG de dupla embraiagem e 7 velocidades – e o adorável estampido a cada redução ou a cada passagem de caixa a alta rotação – faltam-lhe 48 CV (e o duplo turbo) e as “shots” de adrenalina que recebemos a cada arranque e cada metro de estrada.

Não sabemos se foi por isso, mas a verdade é que o frio aconselhou o fecho da capota e, surpresa das surpresas, o Z4 é bastante acolhedor. Convirá dizer que tanto com o Z4 sDrive35i como com este Z4 sDrive30i optámos por andar muito de capota aberta por entendermos ser esse o objectivo de um carro destes.

Como dizíamos, o Z4 de capota fechada é muito acolhedor e o conforto aceitável, pese embora os opcionais pneus de 18 polegadas. Pode estar a pensar que somos parvos, pois as suspensões são iguais. Mas a falta dos “shots” de adrenalina e o facto de tudo ser mais lento neste Z4, levam-nos a dizer isto.

A falta do explosivo biturbo que se traduz em quase 50 CV a menos e da caixa DKG, reduz o divertimento e damos por nós a utilizar a caixa de 6 velocidades no modo automático e a ouvir música calma e terna que nos embala e faz devorar quilómetros sem esforço.

O que é igual neste sDrive 30i é o sistema Dynamic Drive Control onde podemos optar por uma sensibilidade de acelerador, direcção e suspensão (esta apenas quando, como é o caso, temos à disposição a suspensão M que custa 1270 euros) diferente entre os modos normal, sport e sport+, onde todas as ajudas á condução são desligadas.~

A potência é suficiente para umas brincadeiras, mas longe da exuberância do Z4 sDrive35i. Ou seja, este é o Z4 mais pacífico e calmo – embora haja um modelo abaixo deste – e que merece ser desfrutado numa estrada cénica em boa companhia e sem abusos.

E exactamente nesse registo, o Z4 sDrive30i acaba por ser companheiro ao não gastar mais de 12 litros aos 100 quilómetros, sendo mesmo possível ficar abaixo dos dois dígitos. Com um preço ligeiramente inferior aos 65 mil euros, é um Z4 suave que merece ponderação em relação ao Z4 sDrive35i. O modelo ensaiado custa um pouco mais, pois temos de juntar as jantes de 18 polegadas, o DSC (1270 euros), os 2370 euros do Pack Design White que inclui os bancos desportivos forrados com pele branca que também está presente no tablier, o sistema de navegação (2680 euros), a suspensão M (1270 euros), sensores de luz e chuva (140 euros), sistema de navegação (2680 euros) e o deflector de vento (280 euros). Contas feitas, este Z4 sDrive30i fica por 73.280 euros.

Características técnicas

Motor – 6 cil. 24V; 2996 c.c.; injecção directa; Potência (CV/rpm) – 258/6600; Binário (Nm/rpm) – 310/2600; Transmissão – Traseira, caixa automática 6 vel.; Suspensão (fr./tr.) – Independente, McPherson/Independente, multibraços; Travões (fr./tr.) – Discos vent./Discos vent; Comp./Larg./Alt. (mm) – 4239/1790/1291; Dist. entre eixos (mm) – 2496; Capacidade da mala (lt) – 180/310; Peso (kg) – 1430; Velocidade Máxima (km/h) – 250; Acel. 0-100 km/h (s) – 6,6; Consumo médio (l/100 km) – 9,2; Emissões CO2 (gr/km) – 195 (Categoria C); Preço – 64.578 Euros

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: