Salão de Detroit: Novo Ford Focus apresentado nos EUA

A próxima geração do Ford Focus foi apresentada nos Estados Unidos da América por ocasião do Salão de Detroit, a primeira grande mostra de 2010. Curiosamente, o novo Focus só será lançado, simultaneamente, na Europa e nos EUA no princípio de 2011. Mesmo assim, a Ford quis desde já exibir um dos carros mais importantes para a recuperação da marca.

Ciente da necessidade de elevar a fasquia em termos de qualidade e de reforçar o seu posicionamento como uma das melhores em matéria de comportamento, a Ford dotou o Focus de uma nova plataforma que irá ser utilizada em primeira mão pelos modelos C-Max e Grand C-Max que chegarão ao mercado no primeiro semestre deste ano e que o CAR BLOG já aqui mostrou, e que será utilizada por 10 outros modelos.

Olhando para as fotos, é visível que o “kinetic design” é levado a um novo patamar, sendo o estilo muito agressivo com muita inspiração bebida no Fiesta, o citadino da marca da oval azul que tem sido um sucesso. O modelo que será um carro global exibe um interior desportivo e onde o espaço não será uma condicionante, Diz a Ford que tudo no interior terá maior qualidade. Nota também para a revelação simultânea da versão de três volumes, explicada pela presença nos EUA. Faltará depois a carrinha e possivelmente um coupé-cabriolet (embora na actual geração seja pouco mais que anónimo) e uma versão desportiva, mesmo que no WRC a Ford vá apostar no Fiesta.

Certo é que a Ford apurou bastante a qualidade do comportamento – como poderá ver no vídeo disponível no final deste artigo – e reclama para si ser o carro mais competitivo do segmento. Isso foi alcançado com novo desenvolvimento do conceito “control blade” multibraços utilizado no eixo traseiro, uma direcção assistida eléctrica refinada através de grande trabalho de afinação e um novo sistema de ajuda ao comportamento denominado Dynamic Cornering Control. Este consiste em distribuir o binário e a potência entre as rodas para reduzir a saída de frente do carro, a tracção e a inserção em curva, funcionando um pouco como um autoblocante inteligente.

Em termos de motores, o novo Focus quer manter-se na corrida ecológica e além dos novos blocos a gasolina de injecção directa, incluindo uma competitiva unidade de 1.6 litros, e várias opções de motores turbodiesel que vão oferecer reduções de consumo entre 10 a 20 por cento. O novo Focus terá uma versão totalmente eléctrica já em 2011, o primeiro modelo eléctrico de série da Ford e que está destinado numa primeira fase ao mercado americano.

Para reforçar a segurança, o Focus terá um chassis mais rígido cerca de 25 por cento graças á utilização de aço de maior qualidade.

Aqui ficam as fotos dos dois modelos mostrados no Salão de Detroit, duas verões do novo Ford Focus que estará à venda no início de 2011.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: