Citroën C3 Picasso HDI 110 – O poder tem um preço

No caso do C3 Picasso, custa exactamente 2.500 euros. E o que ganha com isso? Melhor desempenho e maior agradabilidade de condução. Vale a pena? Saiba lendo este ensaio CAR BLOG.

O sucesso da Citroën no segmento dos monovolumes compactos tem vindo a sustentar-se através de modelos como este C3 Picasso. O CAR BLOG já ensaiou a versão de 90 CV e recupera aqui a versão mais potente que se diferencia pelos 20 CV a mais em termos de potência e o binário 45 Nm mais elevado.

Poderá parecer despiciendo considerar como importante uma diferença tão curta, ainda por cima num carro de matriz familiar onde o que mais conta são o espaço e a habitabilidade. Mas a verdade é que o motor mais potente oferece mais vantagens em todas as situações.

A sua vocação familiar pode ser desfrutada em qualquer ambiente e seja na estrada, auto- estrada ou via citadina, a diferença de potência é evidente na maior agradabilidade e também na utilização. Há mais potência e binário, logo menos recurso à caixa de velocidades que, incompreensivelmente, continua a ter apenas cinco relações com evidente prejuízo do conforto (maior ruído) e dos consumos. Do lado positivo destacamos a desenvoltura em todos os meios e a melhor utilização.

Disponível na versão Executive, o C3 Picasso 110 não acrescenta muito mais em relação ao modelo de 90 CV em termos de arranjo interior e equipamento. A versão ensaiada possuía os bancos em tecido/alcantara (que custam 490 euros) e o tecto panorâmico em vidros (650 euros) que não abre e tem duas coberturas que terão de ser abertas ou fechadas à mão. Excepção feita ao sistema de navegação, tudo mais é de série na impressionante lista desta versão Exclusive.

Em termos de habitabilidade, o C3 Picasso dá cartas, pois é o maior do segmento e espaço é coisa que não falta a bordo. Versatilidade também marca presença graças ao rebatimento dos bancos traseiro em duas partes, do espelho de vigilância de crianças, a lanterna colocada na bagageira, as mesinhas nas costas dos bancos dianteiros com iluminação própria, o enorme porta-luvas refrigerado pelo ar condicionado bi-zona e uma caixa no centro do tablier a que falta um pouco mais de profundidade.

A posição de condução é sempre elevada, mas perfeita para dominar a estrada e o veículo, graças à regulação em altura e profundidade do volante e do banco e que em termos de comportamento, o C3 Picasso é competente.

A utilização do motor mais potente dá maior vivacidade ao pequeno monovolume, oferecendo maior rapidez e facilidade de condução. Em termos de consumos, a maior potência apresenta uma factura ligeira e em relação ao bloco de 90 CV a diferença fica-se em menos de um litro de gasóleo. Na teoria, pois na prática apesar do apetite não ser voraz, a verdade é que o C3 Picasso com 110 Cv gasta cerca de um litro mais com a média a ficar nos 7,2 litros por cada 100 km.

Bem equipado e com a codícia que gera pelo melhor desempenho, este Citroën C3 Picasso 110 é uma boa proposta que custa mais 2500 euros aos bolsos de quem o adquirir em relação à versão de 90 CV. A questão que está a fazer – valerá a pena? – é respondida por este axioma: se é um condutor tranquilo e pacato, a melhor escolha é C3 Picasso 90 CV, mas se prefere mais genica e nervo, então deve arejar os euros e comprar este C3 Picasso 110 Exclusive.

Características técnicas

Motor – 4 cil. 16V; 1560 c.c.; “common rail” c/turbo de geometria variável; Potência (CV/rpm) – 110/4000; Binário (Nm/rpm) – 260/1750; Transmissão – Dianteira, caixa manual 5 vel.; Suspensão (fr./tr.) – Independente, McPherson/Eixo semi-rígido; Travões (fr./tr.) – Discos vent./Discos; Comp./Larg./Alt. (mm) – 4080/1730/1625; Dist. entre eixos (mm) – 2450; Capacidade da mala (lt) – 385; Peso (kg) – 1335; Velocidade Máxima (km/h) – 183; Acel. 0-100 km/h (s) – 11,1; Consumo médio (l/100 km) – 4,9; Emissões CO2 (gr/km) – 133 (Categoria C); Preço – €24.035

Uma resposta

  1. Citroen está melhorando cada vez mais no design…

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