Mitsubishi Lancer Sportback 1.5L – Sensatez a bom preço

Poderá parecer insensato tentar vender um carro a gasolina num pais onde todos querem andar a gasóleo, mas se fizer bem as contas verá que propostas como este Lancer 1.5 são muito mais sensatas…

O Mitsubishi Lancer é um carro que melhorou muito nesta última encarnação, não apenas em termos de estilo, mas também no que concerne o comportamento e a agradabilidade de utilização. O CAR BLOG já ensaiou a versão mais radical – o Lancer Evolution X – o lancer equipado com o motor 1.8 litros a gasolina e mais recentemente o Lancer 2.0 DiD já nesta versão hatchback que é muito mais apropriada ao mercado nacional. Chegou agora a ver do modelo de acesso á gama e que se todos pensassem racionalmente, seria um sucesso de vendas: o Lancer 1.5L a gasolina.

Senão façamos contas: um Lancer 1.8 a gasolina custa 24.725 euros, o Lancer 1.5L fica-se pelos 20.650 euros. Se olharmos para o Lancer 2.0 DiD a coisa é ainda mais complicada: diferença de 10.675 euros (31.325 euros para o carro a gasóleo). Estará já a dizer: mas que raio tem uma coisa a ver com a outra? Pode não parecer, mas então façamos contas de outra forma.

O Lancer a gasolina com o motor 1.5 litros gasta uma média de 7,6 litros de gasolina – média por nós aferida, pois a média homologada pela Mitsubishi é de 6,3 litros – já o turbodiesel fica-se pelos 6,9 litros (com a Mitsubishi a reclamar um consumo de 6,2 litros). Já sabemos que está a pensar “este é doido! E então o preço da gasolina mais cara que o gasóleo?”

A primeira coisa que deve fazer é olhar para o Lancer e perceber o sentido desta oferta. Quer um carro que seja desportivo? Esqueça! Quer um carro que dê nas vistas? Esqueça! Quer um carro familiar que consegue ter um bom ritmo e levar-nos de A para B sem grandes problemas? Então deve ler o que se segue.

Surpresa agradável

Além do preço muito competitivo – ao qual deve acrescentar mais 243 euros da pintura metalizada, mas isso é quase automático pedir… – o Mitsubishi Lancer 1.5L mostra-se espaçoso o suficiente para 4 pessoas, seguindo o quinto um pouco mais acanhado, mas sem dificuldade de monta. O equipamento é correcto para este tipo de veículo pois além da pintura metalizada ficam a faltar apenas os sensores de estacionamento (289 euros). De resto, terá direito a ar condicionado, espelhos eléctricos, fecho central de portas com comando, seis airbags, controlo de estabilidade, faróis de nevoeiro, rádio, jantes de liga leve e sensores de chuva e luz. Acha mal? Olhe que não!

É evidente que este Lancer enferma dos mesmos problemas dos outros Lancer que o CAR BLOG já ensaiou: apesar da excelente qualidade de construção, os materiais não acompanham e em alguns locais são de qualidade inferior, o computador de bordo continua a ser comandado por botão localizado no tablier e não no volante, este não possui regulação em profundidade e o desenho do tablier não possui nenhum rasgo de originalidade (embora isso não seja um ponto negativo… gostos não se discutem).

Porém, em utilização, o Lancer revela-se pragmático com um excelente comportamento que os 109 CV do motor não colocam minimamente em questão (até porque há a vantagem do Lancer ter suspensão multibraços atrás). O conforto é aceitável e apenas criticamos a insonorização menos conseguida. Problema que adquire maior dimensão porque o motor exige que se eleve as rotações para patamares onde o ruído é algo elevado.

Contas feitas, o Mitsubishi Lancer 1.5L é uma excelente proposta que deve ser encarada de forma séria pois um carro bem equipado com um motor razoável e um preço de 21 mil euros é uma boa oferta.

Características técnicas

Motor – 4 cil. 16V; 1499 c.c.; injecção multiponto Miev; Potência (CV/rpm) – 109/6000; Binário (Nm/rpm) – 143/4000; Transmissão – Dianteira, caixa manual 5 vel.; Suspensão (fr./tr.) – Independente, McPherson/Independente, multibraços; Travões (fr./tr.) – Discos vent./Discos; Comp./Larg./Alt. (mm) – 4585/1760/1515; Dist. entre eixos (mm) – 2635; Capacidade da mala (lt) – 344; Peso (kg) – 1290; Velocidade Máxima (km/h) – 181; Acel. 0-100 km/h (s) – 12,0; Consumo médio (l/100 km) – 6,3; Emissões CO2 (gr/km) – 147 (Categoria D); Preço – 20.650 Euros

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: