Ford Ka 1.3 TDCi Titanium – Olha Ka coisa mais linda

IMG_8351Giro, divertido, raçudo e nervoso quanto baste, o Ka é um dos mais interessantes modelos do segmento dos citadinos. Se o gémeo 500 da Fiat seduz pela vertente revivalista, este Ford oferece muito mais que isso. E no que toca ao estilo lembramos a canção “olha que Ka mais lindo, mais cheio de graça…”

Herdeiro de um modelo que não era lá essas coisas em termos de beleza, o novo Ford Ka é um carro bem diferente esculpido pela nova linguagem de design da marca da oval azul – por sinal bem feliz, diga-se – e com uma base de origem Fiat que dá origem ao iconográfico Fiat 500. Além da base, o Ka recebe também motorização, componentes e até partilha a linha de montagem na Polónia.

Dai que seja possível ver o ecrã do computador de bordo do Fiat 500, as alavancas que comandam as luzes e o limpa pára-brisas e a chave também ela igual. Sinal dos tempos… Não fique preocupado que as semelhanças terminam aqui.

Opiniões valem o que valem, mas o Ka é mais fresco e rebelde que o 500 e se o carro da Fiat é delicioso por recordar um carro mítico, o Ford apela mais aos sentidos. E a afinação escolhida também, pois o Ka é mais duro sem ser desconfortável, exibindo um comportamento que o 500 é incapaz de igualar.

Pese embora algumas das vibrações chegarem até nós, a verdade é que o Ford Ka entusiasma quando estamos ao volante. Os dois eixos estão muito bem guiados, a direcção é precisa e directa, pelo que muitas vezes esquecemo-nos que estamos ao volante de um citadino com um pequeno motor de 75 CV!

Para ajudar a esta sensação de todo despropositada, estão os bancos confortáveis e com grande apoio. Até parece que os homens da Ford quiseram brincar connosco ao colocarem no Ka este tipo de banco, que pese embora a afinação apenas em altura do volante, oferecem uma das melhores posições de condução do segmento. E como a alavanca da caixa está posicionada numa posição elevada, é um prazer conduzir o Ka.

Os primeiros problemas surgem lá atrás, pois espaço é coisa que não há em abundância, mas dadas as dimensões do carro e a forma como ele está pensado, seria má fé penalizar o Ka por causa disso. Fica apenas a menção para a impossibilidade de levar mais de duas pessoas lá atrás e desde que não sejam muito grandes. Bom mesmo é só levar crianças… O aceso é normal, embora a forma da carroçaria obrigue a algum contorcionismo. A bagageira também é pequena, com apenas 224 litros, ainda assim interessante para um citadino.

Olhando para o motor, o Ford Ka faz apelo ao motor 1.3 TDCi de 75 CV que acoplado a uma caixa de cinco velocidades com um escalonamento curto, dá uma dimensão diferente ao modelo da Ford. O problema é que com este escalonamento, o motor passa a vida a pedir “mais uma” e… não há! É verdade que anda depressa o suficiente (ver ficha técnica), mas uma caixa de seis velocidades, como diz o povo “caia que nem ginjas!”

Finalmente, dizer que os consumos anunciados são optimistas, não porque sejam impossíveis de alcançar numa condução normal (ai ficamos nuns simpáticos 5 litros por cada 100 km), mas porque o prazer de andar depressa no Ka é tanto que usamos e abusamos do motor. Não estranha por isso que as médias nessa altura subam até aos 7 litros. Parabéns à Ford pelos 112 g/km de CO2 emitido e já agora, parabéns por fazerem um carro destes para os mais “pobrezinhos”.

Apesar deste Ka não ser assim tão barato, pois mais de 16 mil euros por um citadino não é oferta por ai além. Ainda por cima, se quiser ter um Ka igual a este das fotos, terá de desembolsar nada menos que 2.820 euros (Pintura metalizada (Café) – 250 euros; ar condicionado automático – 250 euros; Spoiler traseiro – 150 euros; sistema auxiliar estacionamento atrás – 300 euros; ESP c/ Controlo de Tracção – 500 euros; cortinas laterais – 350 euros; Bluetooth c/ V2C em Português + ligação USB – 350 euros; estofos em couro – 1.120 euros; Pack Estilo: vidros escurecidos + Jantes Liga Leve 16 – 550 euros). Ou seja, o seu Ka ficará por quase 20 mil euros. Mesmo assim é mais barato que o Fiat 500…

Características técnicas

Motor – 4 cil. 16V; 1246 c.c.; “common rail” c/turbo de geometria variável; Potência (CV/rpm) – 75/4000; Binário (Nm/rpm) – 145/1500-3500; Transmissão – Dianteira, caixa manual 5 vel.; Suspensão (fr./tr.) – Independente, McPherson/Eixo de torção; Travões (fr./tr.) – Discos vent./Tambores; Comp./Larg./Alt. (mm) – 3620/1658/1505; Dist. entre eixos (mm) – 2300; Capacidade da mala (lt) – 224; Peso (kg) – 1055; Velocidade Máxima (km/h) – 161; Acel. 0-100 km/h (s) – 13,1; Consumo médio (l/100 km) – 4,2; Emissões CO2 (gr/km) – 112 (Categoria A); Preço – 16.765 Euros

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