Opel Insignia Sports Tourer 2.0 CDTi – Competência germânica

insignia_exterior_openO Insignia venceu o galardão de Carro do Ano 2009 e a carrinha poderia muito bem ganhar igual título. Não será a melhor carrinha do segmento, mas é linda de morrer, espaçosa como poucas e competente como as melhores. Uma escolha a ter em conta.

Sabemos que gostos não se discutem, mas vão nos desculpar assumir que a versão carrinha do Opel Insígnia é verdadeiramente bonita. O equilíbrio de linhas, os pormenores deliciosos e a volumetria verdadeiramente imponente, fazem do Opel Insígnia Sports Tourer uma das carrinhas mais belas do mercado.

Diz o povo que “quem vê caras não vê corações” e como nós gostamos de ver tudo, é importante saber se o Insígnia Sports Tourer é apenas uma cara bonita.

Interior acolhedor

Não vale a pena falar mais do exterior, olhemos então para dentro. Com quase cinco metros de comprimento, é evidente que espaço não falta. Curiosamente, a largura à altura dos ombros não é referencial e o comprimento habitável também não. Mesmo assim, quem viaja atrás tem espaço de sobra para se arrumar e no que toca ao espaço para pernas, os quase 2,8 metros de distância entre eixos fazem milagres.

Na frente não falta espaço e somos envolvidos por um tablier que se prolonga pelo túnel central e pelas portas, dando-nos uma sensação de envolvência muito agradável. E para que nos sintamos ainda melhor, a Opel apostou no bom gosto da decoração. É verdade que temos pela frente uma miríade de botões – e felizmente que a unidade ensaiada não tinha sistema de navegação – mas sentimo-nos bem dentro do Insígia Sports Tourer.

A qualidade de construção é correcta e os materiais também, pese embora alguns plásticos mais rijos em alguns lados e os botões da consola central agarrarem as impressões digitais qual CSI…

Arrumar a tralha também não é problema. Quer dizer, não é no momento de fazer entrar as coisas. Expliquemos. O portão traseiro verdadeiramente grande e inspirado na abertura dos aviões Antonov, deixa à mostra uma bagageira com 540 litros – delicioso o pormenor dos farolins escondidos atrás do portão e que substituem os farolins principais – que facilita fazer entrar tudo e mais alguma coisa. E se precisar rebata os baços e fica com 1530 litros!

O problema é quando temos de ir buscar aquilo que mandámos lá para dentro. No Inverno cuidado com a lama no pára-choques, no Verão atenção às calças claras…

Condução segura

Não vamos falar de nenhuma medida para reduzir a sinistralidade, mas sim da facilidade de condução deste verdadeiro avião – pelo tamanho, claro – que é o Opel Insignia Sports Tourer. Primeiro, a posição de condução facilmente encontrada. Depois a suspensão bem desenhada – com eixo multibraços independente atrás – e controlada, permite que no interior, apesar das jantes de 18 polegadas, não sintamos muito os buracos e lombas. Tudo isto sem que se perca a compostura a elevadas velocidades nem a competência – que, confessamos, perante as dimensões e peso, pensávamos impossível – em traçados mais retorcidos.

Conduzir o Opel Insignia Sports Tourer é um prazer e não ficamos desiludidos quando temos de andar depressa em estradas sinuosas, onde apenas a direcção pouco sensível e comunicativa deixa algo a desejar.

Naquilo que é a obrigação do Insígnia, proporcionar viagens em classe executiva com conforto, silêncio e segurança, o Opel é competente e só o maior ruído do bloco 2.0 CDTi penaliza um pouco o conforto acústico.

Mecânica forte

O bloco de 2.0 litros tecnologicamente evoluído – turbo de geometria variável, quatro válvulas por cilindro, “common rail”, etc., etc. – e a caixa de seis velocidades bem escalonada, permitem que o Opel Insígnia Sports Tourer seja uma carrinha despachada. Os 160 CV e os 350 Nm são suficientes para mexer com algum à vontade os mais de 1600 quilogramas de peso.

Únicos problemas residem no facto dos consumos serem um bocadinho elevados (média alcançada de 8,1 litros por cada 100 quilómetros) nomeadamente quando apertamos o ritmo.

Contas feitas, o Opel Insígnia Sports Tourer destaca-se pela sua imponência, qualidade e comportamento, deixando-nos também satisfeitos com o preço proposto de 38.450 euros, sem extras. Se abusar da lista de opcionais, verá que o valor vai bem para lá dos 40 mil euros. Ainda assim, um valor aceitável que paga uma carrinha muito bonita e que oferece um “status” não negligenciável. E para que tudo seja perfeito, é uma carrinha com bom conforto, bom comportamento e qualidade. Não será a melhor do segmento, mas que é muito boa, lá isso é verdade!

Características técnicas

Motor – 4 cil. 16V; 1956 c.c.; “common rail” c/turbo geometria variável; Potência (CV/rpm) – 160/4000; Binário (Nm/rpm) – 350/1750-2500; Transmissão – Dianteira, caixa manual 6 vel.; Suspensão (fr./tr.) – Independente, McPherson/Independente, multibraços; Travões (fr./tr.) – Discos vent./Discos; Comp./Larg./Alt. (mm) – 4908/1858/1520; Dist. entre eixos (mm) – 2737; Capacidade da mala (lt) – 540 – 1530; Peso (kg) – 1610; Velocidade Máxima (km/h) – 212; Acel. 0-100 km/h (s) – 9,9; Consumo médio (l/100 km) – 6,0; Emissões CO2 (gr/km) – 159 (Categoria D); Preço – 38.450 Euros

27 Respostas

  1. Preciso trocar impressões com que tenha tido problemas com o opel insignia. Tenho um 2010 que setá na marca – caetano onde fiz sempre as revisões. Parou completamente na autoestrada segundo os mecanicos a cambota colou sem explicação nenhuma. Não conseguem dar-me uma razão e apesar da comparticipação da marca o concertyo ascende aos 3900 €. Estou sem motor e ninguem se responsabiliza embora admitam que não houve má utilização e que a revisão feita à um mês, não indiciava qualquer situação. Como pode ser possivel será que o insignia só dura 150.000Km
    Agradeço troca de informações

    • Ir á DECO e pôr esta gente em tribunalÉ indecente. Comigo passa-se mais ou menos a mesma coisa.A Opel mandou regessar ás oficinas carros desta marca de 2009 a 2012.Mas em Portugal não conheço ninguém que tenha sido chamado.Isto é caso de policia.

    • Boa tarde,

      Estou exatamente na mesma situação da D. Anabela e com o mesmo problema. Como é que pode acontecer algo deste género dentro do motor com essa quilometragem??? Nós condutores nunca estaremos á espera de algo deste género nem fomos avisados de tal senão nunca comprariamos este veículo devido aos custos em problemas e manutenções. Este tipo de problemas deveriam ser da responsabilidade da marca. Agradeço á D. Anabela ou alguém se puder deixar aqui qual a resolução que tomou neste problema ou que deva ser tomada.

      Opel Insignia Sports Tourer (Cx Automática)
      2010
      142.000kms
      Revisões sempre na marca (Auto Reno Penafiel)

      04-06-2014 Revisão 140.000kms
      04-07-2014 Começou a perder água do motor, foi substituida a bomba d´água e aproveitou-se substituiu a correia de distribuição
      16-07-2014 Parou na autoestrada com o problema acima reportado

    • Boa Tarde, estou com o mesmo problema. Como resolveu a sua situação, a opel assumiu a sua responsabilidade pelo defeito do motor ?

      • Após 1 mês a carrinha na oficina, a Opel Portugal assumiu as peças e a oficina assumiu a mão de obra. O meu contacto era sempre com o Eng. da oficina e ele é que tratou com a Opel Portugal. Bloco central novo incluindo cambota e pistões. Tentaram primeiro mandar o bloco fora para reparar mas não deu. Levou peças novas.

      • Boa noite Paulo.
        Tive um problema esta semana com uma insignia. o motor gripou sem qualquer aviso, parece ser problema do filtro de particulas. Tem alguma informação da oficina sobre o que tera acontecido no seu caso? Obrigado

  2. Pois, de facto esta descrição é de alguém que não conhecerá bem a marca no seu funcionamento posterior geral. Tenho uma insignia adquirida nova em 2011. Antes do termo da garantia foram 2 amortecedores à vida e o stand empurrou para a Opel Portugal e esta fugiu logo, alegando não se enquadrar na garantia. Isto numa carrinha, de preço não tão acessivel assim, com uma movimentação essencialmente citadina. Actualmente tem cerca de 80.000km. Agora é o hidráulico da porta traseira e estão a dizer que só substituindo por um novo. Nesta brincadeira em 2 anos mais 2000€ a acrescer ao preço, fora revisões e afins.
    Não recomendo a OPEL, de todo. se têm dinheiro para gastar escolham outra marca. Eu bem sei que era o que faria se soubesse o que sei hoje!!!

  3. Boa noite, onde comprei o carro a opel fechou faliu passou p a mcoutinho, eu continuai a ir nessa oficina pois os mecanicos, funcionarios eram da minha confiança. Qd fiz a reclamaçao p a opel eles disseram q o carro nao estava numa oficina autorizada Opel, se quisesse reclamar q fosse a oficina autorizada Opel mas nao garantiram nada, como ja tinha o carro desmontado nao podia faze lo deslicar p uma nova oficina, assumi os gastos…

  4. Bom dia a todos,

    Sempre fui ´consumidor Opel´desde o Kadet, Corsas(3), Agila e Vectras(2). O ultimo troquei pelo Insignia de Jan 2010, agora com 136 mil kms! Tenho feito as revisões na marca, mudo o óleo frequentemente, já que não confio neste motor ´Fiat´ modificado pela Opel. Por ter lido há já algum tempo este defeito nos Insignia desta série, mudo o óleo cada 15 a 20 mil kms !! Na ultima viagem para o Algarve neste ultimo Natal, ao chegar notei um ruído no motor notando-se mais ao acelerar. Por ter alguma experiência com motores ( Cmte. Marinha Mercante) senti que muito possivelmente se tratava de capas de biela a ´gripar´… Por insistência minha fui ao Concessionário Opel no Algarve e mandei tirar o óleo e filtro. Qual não foi o espanto deles, já que eu de certo modo esperava este desfecho pelos diversos posts na net sobre estes casos, ao verificarem limalhas de alumínio no filtro! Resultado:
    capas das bielas e chumaceiras gripadas, cambota com danos.
    Espero agora que respeitosamente a marca se responsabilize e assuma de algum modo a reparação, sob pena de reclamação a instâncias superiores ao abrigo do protocolo de qualidade ISO 9001:2015…
    Contarei posteriormente aqui o ´veredicto final´.
    Cumptos a todos e boas viagens.

    • Bom dia a todos,
      Tenho um Opel insignia de Out/ 2009 de caixa automática, neste momento com 279.776 Km, e após avaria de motor no 1º ano (ainda em garantia), foram as seguintes as avarias ocorridas:
      – Amortecedor da tampa da mala ( custo zero após orçamento de 1100 euros feito por um “escrupuloso” concessionário).
      – Válvula de escape ( custo 190 euros).
      – Luz amarela de AFL (deficiência), resolvida por mim ( lâmpada de luz direccional fundida. ( custo 19 euros).
      Fiz as revisões normais cada 30.000 Km, desde há 3 anos na Norauto, utilizando sempre óleo de motor de boa qualidade.
      (custo de cada revisão sempre inferior a 270 euros), a a mudança do kit de distribuição aos 270.000 Km.
      Conclusão:
      Fantástico automóvel que tenho!
      Nunca necessitei de recarreegar o ar condicionado, continua a funcionar perfeitamente.
      Pastilhas de travões em média cada 70.000 Km.
      Continua de aspecto e de funcionamento como novo!
      Trocar para quê e porquê!?… só por mesmo por outro igual.
      Resta acrescentar que sendo uma “ferramenta de trabalho” não o trato como uma “menina”, respondendo em todas as situações às “loucuras” do dono!
      Cumprimentos e boas viagens.
      Artur Oliveira

      • Mas o kit de distribuição é, segundo o fabricante, para mudar aos 150 mil Kms, e mudou aos 270 mil kms !!! Sortudo

      • Claro que tive sorte!
        Mas o carro é bom.
        Acredito ainda que todos estes componentes são projectados e dimensionados para durarem bastante mais do que o anunciado pelo fabricante, mas é obvio que uma avaria pode ocorrer logo à saida do stand!!
        Lembro-me de um carro que comprei no passado, ( não digo a marca porque já tem fama suficiente!), “lindo de morrer”, com zero Km, e fiquei parado na autoestrada sem caixa de velocidades após 160 Km!!
        ….esta foi a 1ª de muitassss! vezes parado e rebocado!
        Por uma questão de honestidade não o consigo vender!!
        EHhEHhH!
        Cumprimentos.

      • Penso que a Norauto não é uma oficina oficial Opel, se um dia tiver problemas graves como defeitos de fábrica, não sei de a Opel o vai ajudar.

      • Tem razão a Norauto não é concessionária Opel nem de qualquer outra marca, mas sim uma ofcina muiltimarcas!
        Até ao momento não tenho razão de queixa quanto aos preços e serviços prestados, ….em qualquer dos casos,… da Opel não posso esperar nem espero nenhuma “ajuda” para um automóvel com quase 300 mil Km, e sem garantia!
        Se avariar tenho de pagar a reparação e mais nada, não acredito que esta marca tal como qualquer outra sejam uma Fundação de Beneficiência!…, a menos que exista uma Garantia ( não é o caso), ou se prove um defeito de fabrico ( num automóvel com tantos anos, não é de esperar!), nunca serei ressarcido de nada !! … “Já não ando com o cavalo à chuva” há muitos anos!
        …as concessionárias visam estritamente o lucro, e por vezes escandalosamente e sem escrupulos!!
        Só esperaria ajuda mesmo, era dos meus amigos!
        P.e.: A mim, ..após um dia com o carro parado na oficina, fizeram-me um orçamento de mais de mil euros para reparar o automatismo da porta da mala!!!…. quando no final era só um misero amortecedor, (que eu proprio diagnostiquei e substitui, sem necessidade de qualquer instrução ou ferramenta), e de preço quase insignificante!!
        Lamento mas desconfio e dúvido sempre, por vezes da capacidade técnica, mas agora quase sempre da seriedade e honestidade que pretendem por vezes demonstrar!
        Daí que procuro os serviços mais baratos que satisfaçam minimamente os objectivos e com alguma transparência!
        Na referida oficina agendo o serviço para uma determinada hora e posso inclusivé assistir ou esperar pela sua conclusão.
        Quando esta oficina não servir buscarei outra!
        Qual é o carro que após 300.000 Km e 6 anos de utilização intensiva, se demonstre ter uma avaria por defeito de fabrico!
        Que tipo de avaria!
        …mesmo que fosse o desgaste “anormal de uma cremalheira ou roda dentada”, …. não teria “salvação” possivel!
        Os carros não são feitos para durarem eternamente!
        …seria im bom erxercicio de advocacia!!
        Cumprimentos.

  5. Realmente os carros são apenas um meio de transporte e quanto à duração não creio que seja limitada, como tem acontecido com alguns proprietários dos Insignia de 2010 com 96 kw, que foi apenas até aos 140 mil kms!, e depois, instalar novo motor ! Se estes episódios acontecessem aos 300 mil como tem o seu, ninguém reclamaria, obviamente.
    Cumptos e boa viagens sempre com Opel, se não avariar aos 140 mil kms

  6. Dizia um amigo que a Opel canibalizou o motor Fiat MultiJet-Jtd, bastante fiável, para o produzir para o Insignia com ´mobilidade reduzida´!

  7. Boa tarde a todos

    Tal como atrás referi, que iria continuar a informar-vos, aqui vai:

    O meu Insignia continua no concessionário Opel no Algarve, há já um mês, e eu esperando a analise final da Opel Portugal, que tem vindo a enviar-me mails religiosamente, todas as terças e sextas, informando que o meu processo continua em analise! Será a ideia é que eu me canse, desista e mande arranjar aquela ´coisa´ pagando eu integralmente a reparação !? Veremos…

    Cumptos a todos e boas viagens com Opel Insignia, se o motorzinho ainda não chegou aos 140 mil kms !

  8. Boa tarde a todos,

    O meu caso no fim é exatamente o mesmo que a da D. Anabela.
    A reparação do meu Insignia com um motor RECONSTRUÍDO e ´ajuda´(?) da Opel Portugal ascende aos 3800 euros !!!

    Para durar mais 136 mil kms !!!!

    Boas viagens com Opel se o motor ainda não tem 140 mil quilometros

    • Viva carissimo. Gostaria falar consigo caso fosse possivel. aconteceu precisamente o mesmo com a minha opel insignia na passada 5 feira com 131 000 km. Estou em choque de momento. o meu email pessoal é ramosbig@hotmail.com. o veiculo encontra-se em diagnostico e em principio será a biela que foi à vida. preciso da sua ajuda para tratar da questão com a Opel pois na secção de pessas informaram que o motor recontruido e só o motor sem os restantes componentes atiram-se para os 5100 euros e tirando a mão de obra. Quase que me dá um AVC naquele instante. agradecia-lhe que entrasse em contacto comigo para tentar solucionar o problema com a OPEL. agradecido
      Gabriel Ramos

  9. Boa noite.
    Tenho uma opel insignia sport tourer de 2009 com 135000km.
    Tem caixa automática ,aminha questão é .
    É necessário fazer revisão da caixa automática.
    E já agora por vezes aparece no painel escrito
    Luzes AFL necessário serviço, qual as causas para isto aparecer ?
    Obrigado

    • Bom dia,
      O meu insignia do mesmo ano tem quase 300000 Km, tb tem caixa automática e não tive qq problema !
      Não fiz qq revisão à caixa de velocidades e desconheço q seja necessário! … para além dos niveis e óleo!
      A luz de aviso AFL, muito provávelmente é uma lâmpada direccional fundida ( já me aconteceu!), e custa 19 euros (a substuição não é fácil mas possivel para uma ” mão pequena”, rodando o casquilho no sentido de desenroscar para tirar e o contrário para instalar!
      Para verificar se é a lâmpada acenda as luzes do carro e verifique externamente se a lâmpada esquerda acende quando roda a direcção para o lado esquerdo e o mesmo para o lado direito!
      Provávelmente uma das 2 não acende!
      Boa viagem com o “Automóvel” Opel Insignia.
      Artur Oliveira

  10. Viva carissimo J de Abreu . Gostaria falar consigo caso fosse possivel. aconteceu precisamente o mesmo com a minha opel insignia na passada 5 feira com 131 000 km. Estou em choque de momento. o meu email pessoal é ramosbig@hotmail.com. o veiculo encontra-se em diagnostico e em principio será a biela que foi à vida. preciso da sua ajuda para tratar da questão com a Opel pois na secção de pessas informaram que o motor recontruido e só o motor sem os restantes componentes atiram-se para os 5100 euros e tirando a mão de obra. Quase que me dá um AVC naquele instante. agradecia-lhe que entrasse em contacto comigo para tentar solucionar o problema com a OPEL. agradecido
    Gabriel Ramos

  11. https://www.facebook.com/profile.php?id=100013013682702
    grupo de proprietários lesados com Opel insignia. Se tiverem conhecimento de alguém passem a palavra sff. Estamos a reunir proprietários para efetuar uma reclamação conjunta à Opel Portugal e GM na Alemanha. Obrigado

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