Opel Insignia Sports Tourer 2.0 CDTi – Competência germânica

insignia_exterior_openO Insignia venceu o galardão de Carro do Ano 2009 e a carrinha poderia muito bem ganhar igual título. Não será a melhor carrinha do segmento, mas é linda de morrer, espaçosa como poucas e competente como as melhores. Uma escolha a ter em conta.

Sabemos que gostos não se discutem, mas vão nos desculpar assumir que a versão carrinha do Opel Insígnia é verdadeiramente bonita. O equilíbrio de linhas, os pormenores deliciosos e a volumetria verdadeiramente imponente, fazem do Opel Insígnia Sports Tourer uma das carrinhas mais belas do mercado.

Diz o povo que “quem vê caras não vê corações” e como nós gostamos de ver tudo, é importante saber se o Insígnia Sports Tourer é apenas uma cara bonita.

Interior acolhedor

Não vale a pena falar mais do exterior, olhemos então para dentro. Com quase cinco metros de comprimento, é evidente que espaço não falta. Curiosamente, a largura à altura dos ombros não é referencial e o comprimento habitável também não. Mesmo assim, quem viaja atrás tem espaço de sobra para se arrumar e no que toca ao espaço para pernas, os quase 2,8 metros de distância entre eixos fazem milagres.

Na frente não falta espaço e somos envolvidos por um tablier que se prolonga pelo túnel central e pelas portas, dando-nos uma sensação de envolvência muito agradável. E para que nos sintamos ainda melhor, a Opel apostou no bom gosto da decoração. É verdade que temos pela frente uma miríade de botões – e felizmente que a unidade ensaiada não tinha sistema de navegação – mas sentimo-nos bem dentro do Insígia Sports Tourer.

A qualidade de construção é correcta e os materiais também, pese embora alguns plásticos mais rijos em alguns lados e os botões da consola central agarrarem as impressões digitais qual CSI…

Arrumar a tralha também não é problema. Quer dizer, não é no momento de fazer entrar as coisas. Expliquemos. O portão traseiro verdadeiramente grande e inspirado na abertura dos aviões Antonov, deixa à mostra uma bagageira com 540 litros – delicioso o pormenor dos farolins escondidos atrás do portão e que substituem os farolins principais – que facilita fazer entrar tudo e mais alguma coisa. E se precisar rebata os baços e fica com 1530 litros!

O problema é quando temos de ir buscar aquilo que mandámos lá para dentro. No Inverno cuidado com a lama no pára-choques, no Verão atenção às calças claras…

Condução segura

Não vamos falar de nenhuma medida para reduzir a sinistralidade, mas sim da facilidade de condução deste verdadeiro avião – pelo tamanho, claro – que é o Opel Insignia Sports Tourer. Primeiro, a posição de condução facilmente encontrada. Depois a suspensão bem desenhada – com eixo multibraços independente atrás – e controlada, permite que no interior, apesar das jantes de 18 polegadas, não sintamos muito os buracos e lombas. Tudo isto sem que se perca a compostura a elevadas velocidades nem a competência – que, confessamos, perante as dimensões e peso, pensávamos impossível – em traçados mais retorcidos.

Conduzir o Opel Insignia Sports Tourer é um prazer e não ficamos desiludidos quando temos de andar depressa em estradas sinuosas, onde apenas a direcção pouco sensível e comunicativa deixa algo a desejar.

Naquilo que é a obrigação do Insígnia, proporcionar viagens em classe executiva com conforto, silêncio e segurança, o Opel é competente e só o maior ruído do bloco 2.0 CDTi penaliza um pouco o conforto acústico.

Mecânica forte

O bloco de 2.0 litros tecnologicamente evoluído – turbo de geometria variável, quatro válvulas por cilindro, “common rail”, etc., etc. – e a caixa de seis velocidades bem escalonada, permitem que o Opel Insígnia Sports Tourer seja uma carrinha despachada. Os 160 CV e os 350 Nm são suficientes para mexer com algum à vontade os mais de 1600 quilogramas de peso.

Únicos problemas residem no facto dos consumos serem um bocadinho elevados (média alcançada de 8,1 litros por cada 100 quilómetros) nomeadamente quando apertamos o ritmo.

Contas feitas, o Opel Insígnia Sports Tourer destaca-se pela sua imponência, qualidade e comportamento, deixando-nos também satisfeitos com o preço proposto de 38.450 euros, sem extras. Se abusar da lista de opcionais, verá que o valor vai bem para lá dos 40 mil euros. Ainda assim, um valor aceitável que paga uma carrinha muito bonita e que oferece um “status” não negligenciável. E para que tudo seja perfeito, é uma carrinha com bom conforto, bom comportamento e qualidade. Não será a melhor do segmento, mas que é muito boa, lá isso é verdade!

Características técnicas

Motor – 4 cil. 16V; 1956 c.c.; “common rail” c/turbo geometria variável; Potência (CV/rpm) – 160/4000; Binário (Nm/rpm) – 350/1750-2500; Transmissão – Dianteira, caixa manual 6 vel.; Suspensão (fr./tr.) – Independente, McPherson/Independente, multibraços; Travões (fr./tr.) – Discos vent./Discos; Comp./Larg./Alt. (mm) – 4908/1858/1520; Dist. entre eixos (mm) – 2737; Capacidade da mala (lt) – 540 – 1530; Peso (kg) – 1610; Velocidade Máxima (km/h) – 212; Acel. 0-100 km/h (s) – 9,9; Consumo médio (l/100 km) – 6,0; Emissões CO2 (gr/km) – 159 (Categoria D); Preço – 38.450 Euros

99 Respostas

  1. Preciso trocar impressões com que tenha tido problemas com o opel insignia. Tenho um 2010 que setá na marca – caetano onde fiz sempre as revisões. Parou completamente na autoestrada segundo os mecanicos a cambota colou sem explicação nenhuma. Não conseguem dar-me uma razão e apesar da comparticipação da marca o concertyo ascende aos 3900 €. Estou sem motor e ninguem se responsabiliza embora admitam que não houve má utilização e que a revisão feita à um mês, não indiciava qualquer situação. Como pode ser possivel será que o insignia só dura 150.000Km
    Agradeço troca de informações

    • Ir á DECO e pôr esta gente em tribunalÉ indecente. Comigo passa-se mais ou menos a mesma coisa.A Opel mandou regessar ás oficinas carros desta marca de 2009 a 2012.Mas em Portugal não conheço ninguém que tenha sido chamado.Isto é caso de policia.

    • Boa tarde,

      Estou exatamente na mesma situação da D. Anabela e com o mesmo problema. Como é que pode acontecer algo deste género dentro do motor com essa quilometragem??? Nós condutores nunca estaremos á espera de algo deste género nem fomos avisados de tal senão nunca comprariamos este veículo devido aos custos em problemas e manutenções. Este tipo de problemas deveriam ser da responsabilidade da marca. Agradeço á D. Anabela ou alguém se puder deixar aqui qual a resolução que tomou neste problema ou que deva ser tomada.

      Opel Insignia Sports Tourer (Cx Automática)
      2010
      142.000kms
      Revisões sempre na marca (Auto Reno Penafiel)

      04-06-2014 Revisão 140.000kms
      04-07-2014 Começou a perder água do motor, foi substituida a bomba d´água e aproveitou-se substituiu a correia de distribuição
      16-07-2014 Parou na autoestrada com o problema acima reportado

    • Boa Tarde, estou com o mesmo problema. Como resolveu a sua situação, a opel assumiu a sua responsabilidade pelo defeito do motor ?

      • Após 1 mês a carrinha na oficina, a Opel Portugal assumiu as peças e a oficina assumiu a mão de obra. O meu contacto era sempre com o Eng. da oficina e ele é que tratou com a Opel Portugal. Bloco central novo incluindo cambota e pistões. Tentaram primeiro mandar o bloco fora para reparar mas não deu. Levou peças novas.

      • Boa noite Paulo.
        Tive um problema esta semana com uma insignia. o motor gripou sem qualquer aviso, parece ser problema do filtro de particulas. Tem alguma informação da oficina sobre o que tera acontecido no seu caso? Obrigado

    • Boa tarde Anabela, qual foi o motivo dessa avaria? eu também tenho uma insignia de 2009 e com alguns casos relatados estou bastante preocupado. se souber de alguma informação dos motivos das avarias quer por parte da Opel quer por parte de outra oficina auto comunique. Obrigado e boa sorte.

    • A mim aconteceu precisamente o mesmo, neste momento o motor está a ser reparado, mas não na Opel, pois queriam 5.000€ por um motor novo, a minha Insígnia tem 144.000 kms, este problema está a acontecer por toda a europa e a Opel não assume nada !
      Veja aqui: https://www.youtube.com/watch?v=elbGqCZmXSs

    • O meu insígnia 2.0 cdti de 160cv, de 2009, também gripou, colou a cambota, com apenas 167 mil kms.
      Todas as revisões na marca, e a Opel não assumiu qq responsabilidade.
      Vergonhoso.

  2. Pois, de facto esta descrição é de alguém que não conhecerá bem a marca no seu funcionamento posterior geral. Tenho uma insignia adquirida nova em 2011. Antes do termo da garantia foram 2 amortecedores à vida e o stand empurrou para a Opel Portugal e esta fugiu logo, alegando não se enquadrar na garantia. Isto numa carrinha, de preço não tão acessivel assim, com uma movimentação essencialmente citadina. Actualmente tem cerca de 80.000km. Agora é o hidráulico da porta traseira e estão a dizer que só substituindo por um novo. Nesta brincadeira em 2 anos mais 2000€ a acrescer ao preço, fora revisões e afins.
    Não recomendo a OPEL, de todo. se têm dinheiro para gastar escolham outra marca. Eu bem sei que era o que faria se soubesse o que sei hoje!!!

  3. Boa noite, onde comprei o carro a opel fechou faliu passou p a mcoutinho, eu continuai a ir nessa oficina pois os mecanicos, funcionarios eram da minha confiança. Qd fiz a reclamaçao p a opel eles disseram q o carro nao estava numa oficina autorizada Opel, se quisesse reclamar q fosse a oficina autorizada Opel mas nao garantiram nada, como ja tinha o carro desmontado nao podia faze lo deslicar p uma nova oficina, assumi os gastos…

  4. Bom dia a todos,

    Sempre fui ´consumidor Opel´desde o Kadet, Corsas(3), Agila e Vectras(2). O ultimo troquei pelo Insignia de Jan 2010, agora com 136 mil kms! Tenho feito as revisões na marca, mudo o óleo frequentemente, já que não confio neste motor ´Fiat´ modificado pela Opel. Por ter lido há já algum tempo este defeito nos Insignia desta série, mudo o óleo cada 15 a 20 mil kms !! Na ultima viagem para o Algarve neste ultimo Natal, ao chegar notei um ruído no motor notando-se mais ao acelerar. Por ter alguma experiência com motores ( Cmte. Marinha Mercante) senti que muito possivelmente se tratava de capas de biela a ´gripar´… Por insistência minha fui ao Concessionário Opel no Algarve e mandei tirar o óleo e filtro. Qual não foi o espanto deles, já que eu de certo modo esperava este desfecho pelos diversos posts na net sobre estes casos, ao verificarem limalhas de alumínio no filtro! Resultado:
    capas das bielas e chumaceiras gripadas, cambota com danos.
    Espero agora que respeitosamente a marca se responsabilize e assuma de algum modo a reparação, sob pena de reclamação a instâncias superiores ao abrigo do protocolo de qualidade ISO 9001:2015…
    Contarei posteriormente aqui o ´veredicto final´.
    Cumptos a todos e boas viagens.

    • Bom dia a todos,
      Tenho um Opel insignia de Out/ 2009 de caixa automática, neste momento com 279.776 Km, e após avaria de motor no 1º ano (ainda em garantia), foram as seguintes as avarias ocorridas:
      – Amortecedor da tampa da mala ( custo zero após orçamento de 1100 euros feito por um “escrupuloso” concessionário).
      – Válvula de escape ( custo 190 euros).
      – Luz amarela de AFL (deficiência), resolvida por mim ( lâmpada de luz direccional fundida. ( custo 19 euros).
      Fiz as revisões normais cada 30.000 Km, desde há 3 anos na Norauto, utilizando sempre óleo de motor de boa qualidade.
      (custo de cada revisão sempre inferior a 270 euros), a a mudança do kit de distribuição aos 270.000 Km.
      Conclusão:
      Fantástico automóvel que tenho!
      Nunca necessitei de recarreegar o ar condicionado, continua a funcionar perfeitamente.
      Pastilhas de travões em média cada 70.000 Km.
      Continua de aspecto e de funcionamento como novo!
      Trocar para quê e porquê!?… só por mesmo por outro igual.
      Resta acrescentar que sendo uma “ferramenta de trabalho” não o trato como uma “menina”, respondendo em todas as situações às “loucuras” do dono!
      Cumprimentos e boas viagens.
      Artur Oliveira

      • Mas o kit de distribuição é, segundo o fabricante, para mudar aos 150 mil Kms, e mudou aos 270 mil kms !!! Sortudo

      • Claro que tive sorte!
        Mas o carro é bom.
        Acredito ainda que todos estes componentes são projectados e dimensionados para durarem bastante mais do que o anunciado pelo fabricante, mas é obvio que uma avaria pode ocorrer logo à saida do stand!!
        Lembro-me de um carro que comprei no passado, ( não digo a marca porque já tem fama suficiente!), “lindo de morrer”, com zero Km, e fiquei parado na autoestrada sem caixa de velocidades após 160 Km!!
        ….esta foi a 1ª de muitassss! vezes parado e rebocado!
        Por uma questão de honestidade não o consigo vender!!
        EHhEHhH!
        Cumprimentos.

      • Penso que a Norauto não é uma oficina oficial Opel, se um dia tiver problemas graves como defeitos de fábrica, não sei de a Opel o vai ajudar.

      • Tem razão a Norauto não é concessionária Opel nem de qualquer outra marca, mas sim uma ofcina muiltimarcas!
        Até ao momento não tenho razão de queixa quanto aos preços e serviços prestados, ….em qualquer dos casos,… da Opel não posso esperar nem espero nenhuma “ajuda” para um automóvel com quase 300 mil Km, e sem garantia!
        Se avariar tenho de pagar a reparação e mais nada, não acredito que esta marca tal como qualquer outra sejam uma Fundação de Beneficiência!…, a menos que exista uma Garantia ( não é o caso), ou se prove um defeito de fabrico ( num automóvel com tantos anos, não é de esperar!), nunca serei ressarcido de nada !! … “Já não ando com o cavalo à chuva” há muitos anos!
        …as concessionárias visam estritamente o lucro, e por vezes escandalosamente e sem escrupulos!!
        Só esperaria ajuda mesmo, era dos meus amigos!
        P.e.: A mim, ..após um dia com o carro parado na oficina, fizeram-me um orçamento de mais de mil euros para reparar o automatismo da porta da mala!!!…. quando no final era só um misero amortecedor, (que eu proprio diagnostiquei e substitui, sem necessidade de qualquer instrução ou ferramenta), e de preço quase insignificante!!
        Lamento mas desconfio e dúvido sempre, por vezes da capacidade técnica, mas agora quase sempre da seriedade e honestidade que pretendem por vezes demonstrar!
        Daí que procuro os serviços mais baratos que satisfaçam minimamente os objectivos e com alguma transparência!
        Na referida oficina agendo o serviço para uma determinada hora e posso inclusivé assistir ou esperar pela sua conclusão.
        Quando esta oficina não servir buscarei outra!
        Qual é o carro que após 300.000 Km e 6 anos de utilização intensiva, se demonstre ter uma avaria por defeito de fabrico!
        Que tipo de avaria!
        …mesmo que fosse o desgaste “anormal de uma cremalheira ou roda dentada”, …. não teria “salvação” possivel!
        Os carros não são feitos para durarem eternamente!
        …seria im bom erxercicio de advocacia!!
        Cumprimentos.

  5. Realmente os carros são apenas um meio de transporte e quanto à duração não creio que seja limitada, como tem acontecido com alguns proprietários dos Insignia de 2010 com 96 kw, que foi apenas até aos 140 mil kms!, e depois, instalar novo motor ! Se estes episódios acontecessem aos 300 mil como tem o seu, ninguém reclamaria, obviamente.
    Cumptos e boa viagens sempre com Opel, se não avariar aos 140 mil kms

  6. Dizia um amigo que a Opel canibalizou o motor Fiat MultiJet-Jtd, bastante fiável, para o produzir para o Insignia com ´mobilidade reduzida´!

  7. Boa tarde a todos

    Tal como atrás referi, que iria continuar a informar-vos, aqui vai:

    O meu Insignia continua no concessionário Opel no Algarve, há já um mês, e eu esperando a analise final da Opel Portugal, que tem vindo a enviar-me mails religiosamente, todas as terças e sextas, informando que o meu processo continua em analise! Será a ideia é que eu me canse, desista e mande arranjar aquela ´coisa´ pagando eu integralmente a reparação !? Veremos…

    Cumptos a todos e boas viagens com Opel Insignia, se o motorzinho ainda não chegou aos 140 mil kms !

  8. Boa tarde a todos,

    O meu caso no fim é exatamente o mesmo que a da D. Anabela.
    A reparação do meu Insignia com um motor RECONSTRUÍDO e ´ajuda´(?) da Opel Portugal ascende aos 3800 euros !!!

    Para durar mais 136 mil kms !!!!

    Boas viagens com Opel se o motor ainda não tem 140 mil quilometros

    • Viva carissimo. Gostaria falar consigo caso fosse possivel. aconteceu precisamente o mesmo com a minha opel insignia na passada 5 feira com 131 000 km. Estou em choque de momento. o meu email pessoal é ramosbig@hotmail.com. o veiculo encontra-se em diagnostico e em principio será a biela que foi à vida. preciso da sua ajuda para tratar da questão com a Opel pois na secção de pessas informaram que o motor recontruido e só o motor sem os restantes componentes atiram-se para os 5100 euros e tirando a mão de obra. Quase que me dá um AVC naquele instante. agradecia-lhe que entrasse em contacto comigo para tentar solucionar o problema com a OPEL. agradecido
      Gabriel Ramos

    • Boa tarde J de Abreu, qual foi o motivo para o motor agarrar?

      • Capas das bielas. tem o mesmo problema?

      • Quase, foram substituídas antes que….mas as capas de biela são fracas ou é o filtro de partículas que leva á degradação do óleo e consequentemente falta de lubrificação das capas? já ouvi falar da bomba de água….? não sei, e você sabe alguma coisa?
        abç

      • um pouco do que disse sem duvida. a minha bomba de agua estava impecável. sem qualquer problema.

      • era bom sabermos os motivos para tal avarias…vamos tentando pesquisar/perguntar/analisar para com sorte se resolver isto…
        Abç

      • Segundo o que consegui apurar a causa do problema das luzes AFL é um sensor que tem junto ao amortecedor da roda dianteira esq que fica mal calibrado que faz com que entre em conflito com o sensor do vidro e da consequente falha nas luzes AFL, temos sempre a hipótese de passar para modo manual antes de calibrar o sensor para não ficarmos sem máximos, em relação ao motor, pelo que descobri a causa provável será a bomba de óleo que está mal dimensionada para a refrigeração do motor, tem dificuldade em fazer circular o óleo de forma constante e uniforme. Resumindo mesmo com o motor substituído o problema mantém-se

      • O motivo ninguém diz ! É obvio que há um má construção do motor ! a nível da bomba de óleo e lubrificação das capas das bielas e cambota !
        O que foi canibalizado nos fiáveis motores fiat/alfa Multijet JTD que a Opel numa partenership com eles, instalou nos insígnia estará no segredo dos deuses…
        O óleo estava no nível, não tinha luzes avisadoras de avaria mas tinha um monte de limalhas no filtro do óleo !

        Por vezes o regenerador do filtro de partículas envia gasóleo para o carter por via do combustível extra nos cilindros quando a regeneração não foi feita completamente, o carter recebe estas pequenas quantidades de gasoleo o que não é bom pois altera os parâmetros lubrificantes do óleo e deficiente lubrificação das capas das bielas etc, isso nota-se no nível do óleo que aumenta ! MAS ISTO NÃO FOI o que se passou comigo!
        OS MOTORES DOS INSIGNIA DE 2009-2010 TÊM ESTA DEFICIENCIA POR MÁ CONCEPÇÃO !!

        ELES SABEM E NÓS FICÁMOS A SABER !( da pior maneira…)

        Já nem vale a pena procurar mais porquês….

      • Li mais em baixo que os insignia de 2011 também gripam sem aviso!
        Teremos de acrescentar agora que afinal são as de 2009, 2010 e 2011 !

      • Sim o meu era de 2011

  9. Boa noite.
    Tenho uma opel insignia sport tourer de 2009 com 135000km.
    Tem caixa automática ,aminha questão é .
    É necessário fazer revisão da caixa automática.
    E já agora por vezes aparece no painel escrito
    Luzes AFL necessário serviço, qual as causas para isto aparecer ?
    Obrigado

    • Bom dia,
      O meu insignia do mesmo ano tem quase 300000 Km, tb tem caixa automática e não tive qq problema !
      Não fiz qq revisão à caixa de velocidades e desconheço q seja necessário! … para além dos niveis e óleo!
      A luz de aviso AFL, muito provávelmente é uma lâmpada direccional fundida ( já me aconteceu!), e custa 19 euros (a substuição não é fácil mas possivel para uma ” mão pequena”, rodando o casquilho no sentido de desenroscar para tirar e o contrário para instalar!
      Para verificar se é a lâmpada acenda as luzes do carro e verifique externamente se a lâmpada esquerda acende quando roda a direcção para o lado esquerdo e o mesmo para o lado direito!
      Provávelmente uma das 2 não acende!
      Boa viagem com o “Automóvel” Opel Insignia.
      Artur Oliveira

  10. Viva carissimo J de Abreu . Gostaria falar consigo caso fosse possivel. aconteceu precisamente o mesmo com a minha opel insignia na passada 5 feira com 131 000 km. Estou em choque de momento. o meu email pessoal é ramosbig@hotmail.com. o veiculo encontra-se em diagnostico e em principio será a biela que foi à vida. preciso da sua ajuda para tratar da questão com a Opel pois na secção de pessas informaram que o motor recontruido e só o motor sem os restantes componentes atiram-se para os 5100 euros e tirando a mão de obra. Quase que me dá um AVC naquele instante. agradecia-lhe que entrasse em contacto comigo para tentar solucionar o problema com a OPEL. agradecido
    Gabriel Ramos

  11. https://www.facebook.com/profile.php?id=100013013682702
    grupo de proprietários lesados com Opel insignia. Se tiverem conhecimento de alguém passem a palavra sff. Estamos a reunir proprietários para efetuar uma reclamação conjunta à Opel Portugal e GM na Alemanha. Obrigado

    • Sim contem comigo, tb fui um dos lesados, motor pifou tive que pagar um novo do meu bolso.
      email: pmonteiro2009@hotmail.com, telem 964842960.
      Cumprimentos

    • Bom Dia
      Gostaria de me juntar ao vosso grupo, pois tenho uma carrinha Sport Insignia de 2010 e no passado mês de Julho fiquei parada na autoestrada e está na oficina há 2 meses e agora descobriram que é a cambota que está danificada causada pela avaria da bomba de água o carro tem 126.000 km. e o arranjo é mais de 4.700 € e não foi numa oficina da Opel, porque se fosse lá era mais de 6.000€. A Opel não se responsabiliza por estes danos? Como não tenho feito as revisões na marca porque se formos lá levam muito dinheiro e uma pessoa tem de optar por outras oficinas que são credenciadas mas depois também não assumem responsabilidades nestes casos.Devíamos de juntar todos e fazer uma reclamação estou disponível para isso.

    • Este grupo está parado?

  12. Boa tarde, estou na mesma situação. Viatura avariada desde 4 de Agosto de 2016 e com um orçamento de quase 7.000€ para substituição do motor. vou pedir amizade no facebook para fazermos uma reclamação conjunta

    • sim peça, quantos mais melhor, a marca tem que se responsabilizar por defeitos de fabrico … Logo que surgiu a primeiro problema deviam ter chamada todos os proprietários a oficina..

      • Eu tive que dar o meu Insignia ã troca porque jã não conseguia falar com ninguem da Opel.Reparaçôes atras de reparações e nunca assumiram nada.Este é um problema, penso que geral em todos os Insignias.Isto não é falta de serviço ao cliente, é desonestidade.Opel,nunca mais.
        Faz bem em agruparem~se e fazer ruido

  13. Boas caríssimos, adquiri em julho deste ano a lindíssima opel insígnia, carrinha dos meus sonhos, veio para as minhas mãos ja com 128000kms… bem eu depois de ver estas queixas todas ate estou cheio de medo do k me possa surgir…. ate agora os únicos problemas k tive foi a correia do alternador k saltou fora! E tenho a avaria AFL, nas luzes direcionais! Falham do nada, se parar e desligar a carrinha, a avaria apaga!! Tenho k a levar agora a revisão, ate vou falar ao mecânico pra me verificar tudo!!! Entretanto se me puderem orientar um pouco com este problema das luzes… agradeço
    Cumprimentos. Luis faria

  14. Boas tardes, pelos vistos esta carrinha da o mesmo problema a todos….tenho uma Opel INSIGNIA de 2009 e por variadas vezes acende o aviso luzes AFL necessário serviço….já fui à Opel ligaram à máquina e dizem que provavelmente será uma falha de comunicação que por vezes acontece entre os faróis e a centralina (hipótese de resolução troca de faróis cerca de 1000€ cada), aqui há um mês atrás tive também um problema com a correia do alternador que sem mais nem menos se soltou….e agora de há dois dias para cá noto um barulho muito diferente na carrinha um género de “tac tac” que acompanha o ritmo do motor, nota-se principalmente quando está em baixas rotações alguém tem ideia do que será o problema? Obrigado

    • Tac Tac fez a mha quando as capas das bielas partiram.se fosse a si metia já numa oficina. Peça amizade só grupo lesadosopelinsignia no Facebook

  15. tenho um Opel insígnia e tenho um problema no colector de admissão porque se partiram duas borboletas e entraram para dentro do motor o arranjo custa quase 7000 mil euros participei há opel para me comparticiparem nos custos por as pontas das borboleta serem de plástico e já ter havido na oficina casos iguais ao meu a resposta foi que não comparticipavam porque são peças de desgaste ,perguntei qual era a vida útil do colector e em que revisão se devia trocar o colector por ser uma peça de desgaste o incrível é que não me souberam responder e não vem nas revisões qualquer indicação do colector. gostaria de saber se há mais casos iguais ao meu pois pretendo reclamar há Opel Alemanha e proceder judicialmente.

    • Pedro, tb tenho agora de mudar o coletor de admissão com as tais borboletas e a Opel não assume arranjo…
      Cumptos
      Jorge de Abreu

  16. Boa tarde.
    Está comprovado que esta situação se deve a um defeito no motor da Opela Insígnia, pois também tive um problema idêntico aos 126.000 Km numa opel insígnia de 2010 Sport Tourer 2.0 tendo a Bomba dágua pifado e danificado a cambota.
    Como não fiz as revisões na marca nem me atrevi a contactá-los, tendo uma reparação no valor de 4,700.00€ para pagar do meu bolso.
    Pelo que se vê, deviamos todos nos juntarmos e apresentar queixa contra a Opel Portugal, pois, a Opel Portugal deveria informar os seus clientes que, a mudança da correia de distribuição é aos 150.00km, mas, a bomba de água na aguenta, devendo ser mudado tudo aos 120.00km.
    Deixo aqui o meu email jorge.herbalife@hotmail.com, para o caso de todos decidirem apresentar queixa contra a Opela Portugal.
    Jorge Almeida

  17. Pelo que aqui vejo não sou o unico a estar farto da sucata que comprei em 2008 e tem 95000Km discos de travões duas substituições, tubos do intercoler tambem tubos da direção rebentaram sistema AFL ja mudei uma optica e continua tudo igual uma lampada de medios 170€ comprei 4 no ebay por 30€ banco do condutor com pele a gretar puchador de porta dianteira do lado do pendura descascado.
    Enfim palavras para quê era cliente da opel em exclusividade quando for trocar esta marca não entra mais nas escolhas.

  18. Se alguem precisar de substituir lampadas de medios BI xenon tenho duas azuis e uma branca para venda.
    Preço 10 vezes inferior ao que se paga na marca

  19. Boa noite.
    A quem ainda não surgiu esse problema o que pode fazer para prevenir que isso aconteça? Antes que seja tarde.

    Obrigado.

  20. Boa noite a todos,

    Urgente!

    Infelizmente sou mais um caso de Opel Insígnia do ano de 2009, que o motor simplesmente “morreu”!
    Tinha o carro em minha posse há apenas 7 meses, comprei a um stand com 93,000km!
    Até à presente data aguardo resposta da Opel Portugal, pois a Alemanha, grupo Gm, negou ajuda, quando existe documentário que lá foram recolhidas as viaturas com esse defeito de fabrico…

    É urgente expor o caso nas redes sociais, a Opel como marca conceituada no mercado tem o dever de assumir o erro!
    Estamos a falar de um automóvel topo de gama!

    Tenho o processo em mãos de uma jornalista de um canal lider de audiências, mas sozinha sou um caso isolado, “sem força” para enfrentar esta multinacional a Opel.

    É muito importante que todos os lesados exponham o seu caso e só assim daremos conhecimento ao Pais e ao Mundo desta infeliz realidade.

    E claro, o nosso grande objetivo é que sejamos recompensados!

    Por favor, não fiquem indiferentes, o cidadão não se pode contentar em reclamar apenas nos fóruns, temos que ir mais longe!

    Enviem o vosso contato para:
    anita.bds@hotmail.com

    Obrigado a todos.

    Ana Santos.

    • Bom dia
      Estarei disponível para prestar esclarecimentos sobre o que sucedeu com a minha viatura Opel Insignia de 2010.
      Jorge Almeida

      • Obrigado Sr. Manuel, fico contente por não ser um caso isolado e sem força para continuar a “luta”.

        Ana Santos.

    • Boa noite.

      Pergunto-lhe se antes do motor avariar, lhe apareceu no computador de bordo a mensagem “oleo em baixo,pare o motor”, porque no meu está a aparecer e o óleo está de nível na vareta, só tem 86000 km.
      Paulo Lopes
      lopes7@sapo.pt

      • Boa noite Paulo,
        Foi exatamente o que aconteceu com o meu, faltava pouco para os 120.000 kms, com o motor frio aparece sempre essa msg, depois em quente desaparece, tive que desembolsar 4.200€ para a reparação do motor. Opel nunca mais ! Lamentável é dizerem que é desgaste normal do carro e não assumirem nada. Lamento amigo mas esta é a realidade, ainda hoje me que custa aceitar o que me aconteceu.
        Abraço!

      • Desculpa paulo mas gostava de perguntar ao José Almeida o que aconteceu ao motor porque o meu também aparece a luz do nível do oleo mas está no nível obrigado Paulo mas não sabia como fazelo

      • Boa tarde Sérgio, referente à msg, já tinha ido á Opel perguntar e disseram que talvez fosse um sensor avariado, porque o óleo estava sempre no nível correto, o mecânico que me reparou o motor disse-me que a msg estava correta pois o motor em frio não tinha a pressão certa para o óleo ir a todas as partes do motor. Esse foi um sintoma, quando fui fazer a revisão voltei a falar na msg e então depois é que me disseram que ao mudar o filtro do óleo encontraram limalhas, e que esse era uma sintoma que o motor estava danificado ou seja a cambota os bronzes etc. e que a reparação do motor seria cerca de 6 ou 7000 €uros. Ainda tentei que comparticipassem, pois sempre fiz as revisões e mudanças de óleo na marca e perguntei como era possível o motor avariar num carro que só tinha 5 anos e a resposta que me deram foi que era desgaste normal do carro. Mandei reparar fora da marca a um mecânico com muito boas referências no mercado e acabei por pagar “apenas” 4.200€ e até dezembro de 2020 estava tudo ok, nessa data consegui vendê-lo. A minha admiração é como é possível estar tanta gente lesada com precisamente o mesmo problema, e não se falar ou ouvir falar na comunicação social. A Opel deveria ser responsabilizada, mas eles nunca assumem. Opel nunca mais !!! Um abraço !

  21. A todos os lesados Opel insignia entrem em contato com a jornalista da sic e descrevam o sucedido, está interessada em fazer reportagem passem informação.
    Segue contato da jornalista:

    Conceição Ribeiro
    jornalista/ coordenadora delegação SIC/Faro
    conceicaoribeiro@sic.pt
    +351 968516576

  22. A todos os lesados Opel insignia entrem em contato com a jornalista da sic e descrevam o sucedido, está interessada em fazer reportagem passem informação.
    Segue contato da jornalista:
    Conceição Ribeiro
    jornalista/ coordenadora delegação SIC/Faro
    conceicaoribeiro@sic.pt
    +351 968516576

  23. Já dei o meu contacto à Ana Santos para ser passado à jornalista da SIC. A minha Insignia é de 2010 e ficou sem motor aos 118.000 kms!!! Mas o que me irrita ainda mais é o descaramento da Marca ao afirmar que o motor morreu por desgaste natural!!! Já tive resposta negativa da Opel Portugal e estou a aguardar a resposta da Alemanha…mas sem esperança nenhuma!

    • Boa noite.
      Pergunto-lhe se antes do motor avariar, lhe apareceu no computador de bordo a mensagem “oleo em baixo,pare o motor”, porque no meu está a aparecer e o óleo está de nível na vareta, só tem 86000 km.
      Paulo Lopes
      lopes7@sapo.pt

  24. Esqueci-me de referir que todas as manutenções e reparações foram feitas na Marca dentro dos prazos previstos pela mesma e sempre com a aceitação de todas as sugestões de substituição de componentes…peças…consumíveis…tudo e mais um par de botas que eu como condutor nem sabia se eram precisas ou não!

  25. Gostaria de adquirir uma Opel Insignia de 2009 2.0 de 160 cv mas pelos vistos é só problemas. As que tem dado dado mais problemas tem quantos cv?

    • Caro Dinis, se depois do que aqui leu, assumindo que o fez, ainda está interessado nesta viatura, é muito corajoso! Se quiser, tenho uma de 2010 (mais recente do que aquela que pretende adquirir) também de 160cv…só tem um pequeno problema…não tem motor! Agora mais a sério…não aconselho de todo essa compra e até vou mais longe, pela instabilidade e comportamento da Marca, desaconselho esta e qualquer outra compra da marca Opel!

  26. Boa tarde.
    Recebi o diagnóstico por escrito onde é indicado o motivo para o “desgaste natural” do motor…desgaste dos bronzes da cambota! Em conversa com um mecânico da Renault com muitos anos de experiência, ele afirma que o desgaste destes componentes só é aceitável entre os 300 e os 400 mil kms. Diz também que aos 118 mil kms, só por defeito de fabrico dos bronzes, defeito de lubrificação do circuito do óleo ou má qualidade do óleo. Como sempre fui à marca, este problema ou foi provocado por um defeito de fabrico ou negligência na manutenção feita pela própria marca. Em qualquer um dos casos, na minha opinião, a marca deverá assumir a reparação por completo e não pedir um cêntimo ao cliente. Já me basta ter que pagar a embraiagem que me dizem ter que ser substituída aos 118.000 kms.

  27. Boas
    Tenho uma insignia de 2009 – 160 cv, com 168.000km, cuja luz do motor acendeu na semana passada (02Março). Fui à Opel no dia seguinte e feito o diagnóstico, disseram que o problema seriam as borboletas da admissão. Perguntaram-me de seguida quais eram os meus planos para a minha viatura, uma vez que aquele problema seria o facto das borboletas serem de metal e que segundo a Opel, seria um defeito de fabrico… depois de reparado, as novas borboletas seriam de “plástico” e o problema ficaria resolvido (acho que neste fórum alguem ja se queixou do mesmo problema… mas com borboletas de plastico”). Pergunto por valores de reparação e disseram-me que andava a rondar os 3000/4000€… daí me perguntarem se queria mandar arranjar ou trocar por veículo novo (davam-me logo à cabeça por ele naquele estado…. 12.000€, na troca por outro novo). Ficaram de entrar em contacto comigo para me dizerem se a Marca comparticipava no arranjo com algum tipo de percentagem, uma vez que as revisões não eram feitas na marca (sendo um defeito de fabrico, não estou a perceber a relação das revisões serem ou não na Opel). Esta situação foi na sexta-feira… e como precisava do carro deixaram-me vir embora nele. Ora, esta semana, na quarta-feira (08Março) o motor ja não pegou… provavelmente alguma borboleta partiu e danificou o motor. Bom… pedi a opinião a um amigo mecânico e ele disse-me que se a Opel fosse séria… nunca me teriam deixado sair da oficina com o problema por arranjar. Assim… vim-me embora… e possivelmente danifiquei ainda mais o motor.
    Ja falei com a DECO… e disseram-me que, na pior das hipóteses, foram negligentes ao deixarem-me sair da oficina de carro. Agora… resta saber se esta negligência, a ser provada, é suficiente para me arranjar o motor.
    Vamos ver.
    Vou entrar em contacto com a jornalista acima mencionada e contar esta história… Juntos… somos mais fortes.

    • 12.000€?! Teve mais sorte que eu…a mim, deram-me 6.500€ pela minha de 2010…a que concessionário foi, se posso perguntar?

  28. Olá a todos,
    Tenho uma Insígnia de 2011 , fui á 2 semanas fazer a revisão dos 150.000kms e fui informado que tinha limalhas no filtro do óleo, que tinha um problema no motor e que o custo de um novo motor seria entre os 5.000 e os 6.000 euros, o problema seria na cambota, e ninguém me soube dizer como é possível uma carrinha com 5 anos com todas as revisões feitas na marca acontecer um problema destes ! A Opel em manutenção é do piorio e nunca assumem nada. Opel nunca mais!
    Vamos todos reclamar em conjunto, juntos somos mais fortes ! O meu e-mail é: jmnalmeida@outlook.pt.

    Cumprimentos a todos.

    • Boa noite.
      Pergunto-lhe se antes do motor avariar, lhe apareceu no computador de bordo a mensagem “oleo em baixo,pare o motor”, porque no meu está a aparecer e o óleo está de nível na vareta, só tem 86000 km.
      Paulo Lopes
      lopes7@sapo.pt

      • Bom dia.
        No meu caso, sim…várias vezes. E em todas elas fui com a carrinha para a Opel para me dizerem que estava tudo bem que devia ser um problema no sensor…e o resultado foi a avaria do motor sendo uma das razões apontadas problemas de lubrificação…e o que é que eles assumiram?! Nada!

        Boa sorte!

        AC

  29. Bom dia a todos, tenho pesquisado o problema do motor 2.0 cdti das insignias de 2009 até 2012/13 e ao que parece, o problema é o oring da aspiração bomba de óleo que perde qualidades (endurece) e deixa aspirar ar por cavitação. Este problema é debatido em fóruns no estrangeiro e todos se queixam do mesmo, confirmado até por oficinas de mecânica.
    Este problema é facilmente resolvido substituindo o oring com frequência nas revisões. outro tipo de problema é o filtro de partículas que degrada a qualidade do óleo o que ajuda também á degradação dos bronzes de biela e cambota. Há quem o tenha anulado, fica a critério de cada um, para solucionar o problema da degradação do óleo.

    Outros problemas também referidos e também comuns a outras marcas:

    AFL: sensor dos faróis, lâmpadas fundidas…
    Qualidade óleo GM: ???
    Bomba água: ???
    Colector admissão (borboletas): ???

    Há vários vídeos no youtube que demonstram esse problema.
    para quem tem interesse vejam os vídeos deste tipo – zibi1981

    Com isto espero ajudar os proprietários das insignias que de uma forma mais ou menos fácil, consegue-se reparar facilmente o “cancro” deste motores.

  30. antes que lhe aconteça o mesmo que a mim e a muitas outras pessoas por esta europa fora. veja aqui: https://www.youtube.com/watch?v=elbGqCZmXSs

  31. Em relação ao meu caso, está a aproximar-se o desfecho esperado, mas indesejado…defeito de fabrico, fora da garantia, é para esquecer…com sorte eles comparticipam alguma parte quando os clientes fazem as manutenções na marca, mas nada mais! Vou avançar com a questão da negligência…que apesar de também ter existido, não acredito que vá ter uma resposta diferente…uma vergonha…uma desilusão…só me resta divulgar o meu caso nas redes sociais…pelo menos dois potencias clientes já desistiram de comprar na Opel depois de saberem do meu caso…e mais virão…

  32. NÃO HÁ MANEIRA DE EVITAR QUE AS CAPAS DAS BIELAS E DA CAMBOTA QUE ´GRIPEM´!!! N A D A !!!!

    eu mudava o oleo na marca cada 15 mil, max-max 20 mil quilómetros sempre na marca sempre óleo GM e só não agarrou porque eu percebi a tempo que aquilo ia gripar !!!!( ruido motor ligeiramente anormal !)

    Reclamem para a Opel na Alemanha, descobri o endereço da responsável do departamento de qualidade na Alemanha e bombardeei-a com tudo o que tinha em mão ameaçei denunciar aquilo para os media na Alemanha, já que tinha um amigo alemão chefe maquinista, e como tinha TUDO registado no livro das revisões, senti-me no direito de dizer tudo o que me apeteceu até afirmar que eles canibalizaram o motor, muito fiavel da fiat/alfa os JTD 2.0, para osinstalar nos insignia com algumas alterações feitas na Opel ! Reclamem como eu fiz e não aceitem logo a opção de pagar ! negoceiem, ameacem com os media, cartas para os jornais na parte destinada aos desabafos dos leitores ! eu acabei por pagar 3300 euros e montaram um motor novo! e, pelo que pude apreciar, pois disse que queria ver esse motor novo antes da montagem, para tentar perceber se realmente era novo ou reconstruído pois ficaram com o velho… e tudo me indiciou que era novo com 2 anos garantia!

    • O meu insignia 2.0 de 160 cv de 2010 que tem agora 85000 km, de manhã quando ligo o motor começou a aparecer no visor a frase (oleo em baixo, pare o motor), e de seguida desaparece, fiz a revisão á dois meses e verifico na vareta que o oleo está de nivel .Apareceu a mesma frase à 4 meses atrás,mas meti óleo e desapareceu e agora voltou.
      pergunto-lhe se lhe apareceu também aquela frase no visor do computador algum tempo antes do motor avariar .
      obrigado

  33. Bom dia. Eu tenho uma insígnia cosmo do final de 2009, comprada em novembro passada com 124500km. Já lhe fiz 5000km e até agora não deu nenhuma chatice. Mas ao fim de ler muitos comentários referentes às capas das bielas, será se eu for a uma oficina mandar trocar as capas das bielas e trocar o oring da bomba de óleo, que fico com o problema resolvido por muitos quilómetros? abraço

    • Bom dia,
      Quando mudar o óleo tente verificar se não existem limalhas no filtro, na minha Insígnia nunca detetei nada até fazer a revisão dos 150.000 em que detectaram as limalhas. A Opel disse que é desgaste natural, nunca assumem nada , tive que sem ela um mês e gastar 4.200€, agora está ok. Opel nunca mais ! Abraço.

  34. Manuel Correia
    Meu Opel Insignia 2009 e 160cv, comprado novo morreu aos 163.450Km, Opel não assume nada assume 50% comprando bloco novo ou seja continuam a fazer negócio, pois o orçamento ficaria na situação cerca de 5000€.
    Tinha feito novo negócio para novo OPEL INSIGNIA, e vou tentar cancelar devido á situação presente. Pois a marca perdeu para mim qualquer credibilidade

  35. Também estou a ter problemas com as luzes AFL… Não consigo resolver o problema …

  36. O meu insignia 2.0 de 160 cv de 2010 que tem agora 85000 km, de manhã quando ligo o motor começou a aparecer no visor a frase (oleo em baixo, pare o motor), e de seguida desaparece, fiz a revisão á dois meses e verifico na vareta que o oleo esta de nivel .
    pergunto-vos nomeadamente aqueles em que o motor agarrou se lhes apareceu também aquela frase no visor do computador algum tempo antes do motor avariar .
    obrigado

    • Foi exatamente o que aconteceu com o meu, faltava pouco para os 120.000 kms, com o motor frio aparece sempre essa msg, depois em quente desaparece, tive que desembolsar 4.200€ para a reparação do motor. Opel nunca mais ! Lamentável é dizerem que é desgaste normal do carro e não assumirem nada. Lamento amigo mas esta é a realidade, ainda hoje me que custa aceitar o que me aconteceu.
      Abraço!

      • Obrigado José Manuel pela sua resposta.
        pergunto-lhe,a sua avariou aos 120000 km ,mas aos quantos km antes é que começou a aparecer a mensagem? foi dez ou quinze mil km antes ou foi mesmo pouco antes de avariar?
        No meu apareceu à 4 meses atrás ,na altura meti óleo e desapareceu, e agora voltou a aparecer, já me disseram que o periudo de intervalo vai encurtando ate avariar.
        Se não lhe der muito trabalho gostaria que me descreve-se como foi o seu historial.
        Muito obrigado

      • Não tenho ideia de quantos kms fiz, talvez uns 10.000 porque já tinha ido á Opel perguntar e disseram que talvez fosse um sensor avariado, porque o óleo estava sempre no nível correto, o mecânico que me reparou o motor disse-me que a msg estava correta pois o motor em frio não tinha a pressão certa para o óleo ir a todas as partes do motor. Esse foi um sintoma, quando fui fazer a revisão voltei a falar na msg e então depois é que me disseram que ao mudar o filtro do óleo encontraram limalhas, e que esse era uma sintoma que o motor estava danificado ou seja a cambota os bronzes etc. e que a reparação do motor seria cerca de 6 ou 7000 €uros. Ainda tentei que comparticipassem, pois sempre fiz as revisões e mudanças de óleo na marca e perguntei como era possível o motor avariar num carro que só tinha 5 anos e a resposta que me deram foi que era desgaste normal do carro. Mandei reparar fora da marca a um mecânico com muito boas referências no mercado e acabei por pagar “apenas” 4.200€ e até hoje tem estado tudo ok. A minha admiração é como é possível estar tanta gente lesada com precisamente o mesmo problema, e não se falar ou ouvir falar na comunicação social. A Opel deveria ser responsabilizada. Um abraço !

      • Mais uma vez muito obrigado José, foi bastante claro.
        É triste a Opel passar ao lado do problema , quando já são tantos casos iguais.
        Opel nunca mais, o meu tem 85000 km faz em novembro 7 anos , tirando isto está em bom estado, mas estou a ponderar vende-lo ainda este ano, porque esta informação já é conhecida no meio mecânico mas ainda não na população em geral, porque quando o for ninguém dá nada por ele.
        É triste ter que pensar assim, e ter que agir desta forma, mas nós na globalização somos só um numero.
        Contudo gosto muito do desenho do carro e ainda hoje acho que é dos carros mais bonitos no mercado,mas enfim.
        Obrigado

  37. Já alguém reparou que ao rodar a direção para ambos os lados com a carrinha parada ou fazer manobras (direção hidráulica), não sentem uma vibração na carrinha? Na minha nota-se bastante e onde a comprei dizem que é normal… Experimentei duas e uma fazia e outra n…
    Abraço

  38. Mais uma vez muito obrigado José, foi bastante claro.
    É triste a Opel passar ao lado do problema , quando já são tantos casos iguais.
    Opel nunca mais, o meu tem 85000 km faz em novembro 7 anos , tirando isto está em bom estado, mas estou a ponderar vende-lo ainda este ano, porque esta informação já é conhecida no meio mecânico mas ainda não na população em geral, porque quando o for ninguém dá nada por ele.
    É triste ter que pensar assim, e ter que agir desta forma, mas nós na globalização somos só um numero.
    Contudo gosto muito do desenho do carro e ainda hoje acho que é dos carros mais bonitos no mercado,mas enfim.
    Obrigado

  39. Opel insignia sports tourer 2.0 cdti de 10/2013 com 163cv…………………. 4 Anos=3 Turbos. DECO recomenda tribunal com eles. Deveriam ter ficado pelas maquinas de custara… “Após vários anos a trabalhar como operário metalúrgico, Adam Opel inicia atividade na sua cidade natal, Rüsselsheim: constrói a sua primeira máquina de costura, criando as bases daquela que viria a ser a marca Opel.”

  40. Bom, o meu Insignia de 2010 já tem motorzeco novo aos 136 mil kms. Agora com 170 mil terei de mudar o volante bimassa e colector de admissão (o tal que tem as borboletas que poderão ir parar ao turbo …).
    A Opel Portugal já disse que não assume! Veremos…
    Para já mudarei o coletor e o volante bimassa mais tarde (o tal que faz o motor ter aquela batida tipo caixa de pregos…).
    Quando o volande bimassa partir de vez mudarei e até lá ando assim com a caixa de pregos o que poderá acontecer quando o volante for de vez é ficar sem poder utilizar a caixa de velocidades!, e vou de reboque para a Opel…
    E só então mudarei o volante e a embraiagem + rolamento de encosto…

    Carro lindo que afinal suga-me a massa toda!!!!
    E já nem dá para passar a patacos pois a fama que tem é sobejamente conhecida!!!

    É só ir ver no OLX os insígnias não se vendem nem ninguém compra !!Estão lá meses a fio…

    A Opel sabe disso e agora alicia o pessoal com o Insignia a 360 euros/mês em renting/leasing…
    Têm de se ver livres daquilo!

    Eu percebo nós percebemos… Canibalizaram o motor da Fiat/Alfa JTD extremamente fiável e converteram-no em CDTi EcoflexB! ( o ultimo B é de bosta…)

    Enfim…

    cumptos

    J. de Abreu

    • Bem verdade tudo que está aqui escrito
      Eu já tive que mudar o volante bimassa e a opel portugal nao assumiu nada !
      PRA opel é uma vergonha mandarem um carro assim pra rua ….pra.nós é um roubo !

  41. Troquem o o-ring da bomba de óleo…o o-ring custa 15€ e cerca de 2 horas de trabalho…e tenham atenção às regenerações do filtro de partículas, não interromper a regeneração a meio…. O ideal seria anular o filtro mas já se sabe que, no futuro, poderá ser detectado nas IPO.
    Vejam este video depois do minuto 32:

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