Todas as notícias que o CAR BLOG publicou sobre a situação da Porsche foram ontem confirmadas: Wolfgang Porsche e Ferdinand Piech, os representantes das famílias que controlam a Porsche AG e a VW conseguiram “empurrar” Wendelin Wiedeking para fora da Porsche e acordaram a compra da divisão automóvel da Porsche Holding SE que passa assim a ser parte integrante do grupo VW.
Quanto a Wiedeking sai após 16 anos não com 100 milhões de euros, mas com metade, nada menos que 50 milhões de euros que o gestor alemão já veio dizer que doará grande parte dessa maquia e pagará os impostos na Alemanha. Igualmente fora da Porsche AG está o até agora director financeiro Holger Haerter com uma indemnização de 12,5 milhões de euros.
Chega assim ao final a carreira na Porsche do mais bem pago CEO da indústria automóvel e o homem que trouxe a Porsche da beira do abismo da falência para a posição de marca automóvel mais rentável. E que quase a deixou na falência novamente ao tentar a aquisição do gigante grupo VW. Brilhante na gestão, Wiedeking subestimou Ferdinand Piech e acabou derrotado, contraiu mais de 10 mil milhões de euros de dívidas (a Porsche SE vai fazer um aumento de capital de 5 mil milhões de euros), viu as vendas caírem a pique e termina a sua carreira na marca de Weissach, com os bolsos cheios, é certo, mas com uma imagem muito desfocada.
A partir de agora o grupo VW passa a contar com 10 marcas e afirma cada vez mais a sua liderança na Europa e no Mundo. Resta saber o que será o futuro da Porsche e se a visão absolutamente fantástica de Wendelin Wiedeking não fará falta no futuro.
Contas feitas, a Porsche passa a ser detida pela Porsche SE, grupo VW, governo da Alta Saxónia e pelos investidores do Qatar que ficam com nada menos de 12 por cento.
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